Fabio Xerfan Nahas, Maria Elisabete Salvador Graziosi e Richard Liebano
Introdução
Por meio do estudo desta unidade, você poderá se orientar sobre a importância da formação acadêmica, considerando-se, sobretudo, o hábito pela leitura científica e a adoção de métodos e técnicas para redigir textos científicos, bem como conhecer as etapas da realização de um projeto de pesquisa, a fim de realizar uma leitura crítica.
É necessário reservar tempo para a leitura especializada. Essa prática permite absorver conhecimento de forma periódica e gradativa, além de aproximar o profissional do conhecimento relacionado à sua prática.
Nessa perspectiva, ressalta-se que a prática do profissional que atua na Atenção Primária à Saúde exige visão sistêmica e integral do indivíduo, da família e da comunidade. Consequentemente, requer preparo e adaptação às necessidades e realidades municipais, políticas de saúde, tomadas de decisão, informações técnicas sobre protocolos e rotinas de trabalho, entre outras responsabilidades relevantes. Entretanto, não se espera que esses profissionais possam reorganizar as práticas de Atenção à Saúde sem que haja um processo de formação permanente.
Compreende-se que a capacitação, por meio da leitura fidedigna, atualizada e, sempre que possível, científica, permite à equipe de profissionais de Saúde da Família atuar com senso crítico e ampla visão, em que a adoção de ações de promoção, prevenção e recuperação conduz a uma prática humanizada, responsável e proativa.
Dividimos a unidade em dois grandes temas, para facilitar sua leitura:
Bons estudos!