Conclusão

Esta Unidade 4, módulo do curso Propedêutica Cardiovascular na Atenção Básica à Saúde, objetivou rever os dados relativos à insuficiência cardíaca (IC), de anamnese, exame físico, diagnóstico clínico, classificação da IC baseada na classe funcional, na fração de ejeção de ventrículo esquerdo (FEVE) e nos estágios A, B, C e D, bem como a solicitação de exames complementares e sua interpretação, e as noções sobre a sistematização do tratamento da IC e sua otimização.

Buscou complementar as questões conceituais e práticas das unidades anteriores – Unidade 1: Hipertensão arterial sistêmica; Unidade 2: Síncope; e Unidade 3: Dor torácica.

O estudo desta Unidade 4 pode ser feita isoladamente das outras que compõem o curso, mas sugere-se o estudo de todas as unidades. Vários instrumentos aqui apresentados foram utilizados nos outros – quadros, figuras, fluxogramas, infográficos – com a sinalização numérica de cada um, acesso por link ou pela identificação numérica do instrumento.

Como objetivo educacional, espera-se que, ao final do módulo e do curso, o profissional médico da Atenção Básica tenha ampliado suas competências no processo de atenção à pessoa com queixa ou manifestação cardiológica e na organização do processo de Atenção Básica à Saúde que envolva a pessoa, a família e a comunidade, em um contexto de trabalho em equipe e em rede de atenção.