É fato que a conscientização da sua importância, a quebra de ideias pré-concebidas e a formação e o preparo para diagnosticar situações de violência são condições necessárias para que o profissional de saúde seja capaz de detectar e notificar essa realidade que se apresenta de maneira tão expressiva no cotidiano dos seus atendimentos, seja qual for a sua área de atuação (GONÇALVES, FERREIRA, 2002). Veja a seguir o sistema implantado pelo Ministério da Saúde.
O SINAN permite a emissão de relatórios com informações detalhadas dos casos de violência por local de residência da pessoa em situação de violência ou por local de notificação.
A sistematização dos dados permite ainda caracterizar os tipos e a natureza das violências cometidas, o perfil das pessoas em situação de violência e dos prováveis autores da agressão (BRASIL, 2010).
É importante que o profissional de saúde notifique todos os casos suspeitos ou confirmados de violência, que os detectem em seus atendimentos, uma vez que essas informações possibilitam ao poder público definir e estabelecer prioridades nas políticas públicas de prevenção de violências e de promoção da cultura de paz (BRASIL, 2010).