3.1 ATITUDES POSITIVAS DO PROFISSIONAL DE SAÚDE E CONDIÇÕES IMPORTANTES NOS SERVIÇOS

A prevenção da violência pode ser uma das estratégias de vida mais saudável. Estas estratégias podem ser organizadas em três níveis: a prevenção primária - tem o objetivo de evitar que a violência aconteça, com ações de orientação sobre uma vida sem violência em campanhas educativas sobre direitos; na prevenção secundária —, estão as ações relacionadas à atenção quando a violência já aconteceu e estão pautadas no diagnóstico da violência, no tratamento dos agravos decorrentes, na prevenção de sequelas e nos encaminhamentos necessários; a prevenção terciária — corresponde às ações para evitar o agravamento de sequelas e traumas decorrentes da violência.

O profissional de saúde deve estar preparado para atender pessoas em situação de violência. Para tanto, algumas atitudes devem ser discutidas na equipe e fomentadas por todos os envolvidos nesses atendimentos.

Fique atento!

Respeitar o direito à individualidade e à singularidade de cada pessoa em situação de violência e de sua família.

Realizar o atendimento específico da saúde sem prejuízo das ações de proteção e vice-versa.

Estimular a pessoa em situação de violência e sua família a adotarem estratégias de proteção para enfrentarem as dificuldades geradas a partir da publicização da situação de violência.

Oferecer orientações e suporte para a pessoa em situação de violência compreender o processo vivenciado.

Demonstrar segurança durante o processo de atendimento.

Evitar curiosidade, sem perguntar diretamente detalhes da situação de violência vivida nem pressionar para obter informações.

Permitir que a pessoa se expresse com suas próprias palavras, no seu ritmo, evitando interrupções.

Utilizar linguagem clara, que permita o entendimento e a confirmação de tal entendimento.

Explicar os procedimentos da equipe.

Analisar em equipe os procedimentos possíveis para a situação de violência. As medidas de proteção devem ser tomadas com base em evidências, após serem prestados o acolhimento e o atendimento.

Refletir durante o processo de atendimento a respeito de qual será o melhor momento de encaminhar o caso para os demais serviços da rede de atenção, informando ao usuário e (ou) à família dele sobre o que será realizado (BRASIL, 2010).