Como você deve saber, a violência dentro dos relacionamentos, seja por palavras ou por agressão física, é algo extremamente comum. Nós hoje sabemos que isto pode afetar a saúde mesmo anos mais tarde. Isto aconteceu alguma vez com você?

O profissional de saúde ao questionar a respeito de situações de violência, deve procurar ser bastante paciente.

Destaque
Destaque

Seja fazendo uma pergunta direta ou indireta, é importante que o profissional a faça de modo calmo e tranquilo, como faria em qualquer outro atendimento e que esteja, sobretudo, disponível para escutar e lidar com as respostas das pessoas.

O profissional de saúde precisa estar preparado para questionar e para ouvir as respostas sem julgamento ou estigmatização, procurando abrir um canal de comunicação e construir um vínculo de confiança com a pessoa em situação de violência.

c) Screening de rotina

Trata-se de outra forma de investigar as situações de violência durante os atendimentos. Composto por perguntas de rotina direcionadas diretamente ao tema da violência, o “screening de rotina” é um método que pode ter grande sucesso na detecção dessas situações, no entanto, para alguns, de uso difícil.