Sensibilizando
Sensibilizando

Os serviços de saúde e os seus profissionais precisam estar preparados para que as situações de violência possam ser identificadas e trabalhadas. No entanto, a falta dessas condições reflete na necessidade de adequações e não na motivação para que não se atue nessa área.

Listamos a seguir algumas condições importantes para que os serviços de saúde trabalhem com as situações de violência:

Destaque
Destaque

Trabalhar com a violência preconiza a articulação e a contribuição de campos profissionais em uma abordagem intersetorial, lembrando que o contrário da violência não é a não violência, mas a cidadania e a valorização da vida.

As condições elencadas anteriormente são importantes para que os profissionais e a equipe estejam preparados para a atenção a homens e mulheres em situação de violência por parceiros íntimos.

O serviço precisa mostrar que está aberto e preparado para o acolhimento de homens e mulheres que vivenciam esta situação, isto pode ser feito através de banners ou cartazes colocados na Unidade Básica de Saúde. Esta divulgação também pode ser realizada pelos meios de comunicação disponíveis na região e durante as visitas dos agentes comunitários de saúde.