Cabe aqui destacarmos que os profissionais de saúde, na maioria das vezes, são as únicas pessoas que têm acesso às situações de violência contra o idoso, nas consultas médicas ou durante as visitas domiciliares conduzidas pelas equipes de saúde da família.
Quando há relato do paciente ou suspeita por parte dos profissionais de saúde, a investigação pode ser feita de maneira multidisciplinar, visando o bem-estar e o atendimento integral ao idoso.
Confira o artigo “Significados da violência familiar contra o idoso na perspectiva de profissionais da Atenção Primária à Saúde”, Clique aqui para acessar o artigo
Antes de adentrarmos neste item, consideramos importante justificar o porquê da sua presença nesta unidade. Do vasto conhecimento acumulado sobre a família e seu funcionamento, fizemos a opção de escolher este tema, pois ele é um conhecimento que aponta à dimensão histórica de diferentes gerações de família.
Especificamente no contexto da violência familiar, a intergeracionalidade constitui-se num estressor vertical que tem como consequência sustentar os circuitos de violência familiar.