Para refletir sobre a questão da violência no contexto de gênero, sugerimos a leitura de “A dimensão simbólica da violência de gênero: uma discussão introdutória”, de Romeu Gomes.
Enquanto as mulheres estão aprisionadas às formas de submissão, é possível dizer que os homens se encontram enclausurados nas formas de dominação. Dominação e submissão são noções notavelmente relacionais, de homens para com outros homens, de mulheres para com outras mulheres, e de homens para com as mulheres.
O machismo não pode ser atribuído exclusivamente aos homens, mas igualmente às mulheres, ou seja, homens e mulheres acabam sendo produtos de uma sociedade machista e até mesmo sexista (VINHAS, 2010).
Nesta seção vamos refletir sobre algumas maneiras de viver a masculinidade e suas relações com a cultura de violência. Entende-se que a masculinidade, situada no âmbito do gênero, representa um conjunto de atributos, valores, funções e condutas que se espera de um homem em uma determinada cultura.
Em várias sociedades, no quesito socialização dos homens, a aquisição de atributos masculinos comumente se caracteriza por processos violentos.