Os movimentos de defesa de crianças e adolescentes também requerem uma intervenção na busca de maior liberdade para a expressão e o exercício da sexualidade, em numa direção em que seja possível o entendimento das manifestações das novas ansiedades relacionadas ao que se configura como limites aceitáveis.

Destaque
Destaque

No âmbito da Atenção Básica o desafio está em mudar o paradigma de heteronormatividade vigente não só nesse nível de atenção dos serviços de saúde, mas nos demais, na forma como os serviços se organizam e no modo como seus profissionais atuam.

Compreender o quão é rígido o olhar sobre as questões de gênero pode contribuir para não perpetuar a violência e a discriminação contra essa população, garantindo os cuidados de saúde ao respeitar, proteger e garantir seus direitos, independentemente da visão de gênero.

Destaque
Destaque

Os princípios do SUS têm de ser postos em prática para detectar e responder às suas necessidades de maneira holística e abrangente. Isso implicaria fortes relações de rede entre as diferentes profissões, instituições, sistemas de saúde e outras agências responsáveis ​​por responder às necessidades das pessoas em situação de violência de gênero.

 

Veja, a seguir, a Tabela 1, que apresenta as recomendações gerais para a realização de um atendimento inclusivo.