As especificidades do atendimento nos diferentes níveis de atenção em saúde exigem dos profissionais habilidades e conhecimentos diferenciados para a abordagem de cada caso.

Destaque
Destaque

Tal abordagem deve considerar a necessidade do usuário, as características do serviço e os dispositivos da rede que lhe são oferecidos.

Um exemplo da articulação necessária na rede intrassetorial é a integração do trabalho das equipes das Unidades Básicas com as equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família, as equipes de referência de Saúde Mental, dos Centros de Atenção Psicossocial, dos hospitais e serviços de urgência e emergência existentes em seu território.

Link
Link

Acesse a Comunidade de Práticas do Ministério da Saúde. Disponível em:
http://atencaobasica.org.br/
Nessa comunidade você poderá conhecer práticas desenvolvidas nas redes de atenção, na atenção a pessoas em situação de violência e no fortalecimento da atenção básica neste contexto.

O reconhecimento do escopo e potencial de atuação de cada um dos serviços é fundamental para que essa articulação seja valorizada e haja mobilização dos profissionais em busca de sua efetivação.

A apresentação a seguir detalha os serviços e as possibilidades de atuação de cada um na composição da Rede Intrassetorial. Pretende-se que essa leitura desperte em você a vontade de reconhecer quais serviços estão disponíveis em seu território, incitando-o a protagonizar o início de um debate com sua equipe com vistas à articulação de uma rede de atenção às pessoas em situação de violência em sua área de atuação. Acompanhe!