Destaque
Destaque

Uma vez conhecidas as possibilidades de composição da Rede Intrassetorial tratemos agora da Rede de Atenção Intersetorial. Lembre que a atenção a pessoas em situação de violência exige atuação de serviços para além do setor saúde, devido à complexidade das necessidades dos usuários nestas condições.

A natureza dos serviços é diversa e, em sua maioria, integrada ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Sistema de Justiça e de Direitos Humanos, Sistema Único de Segurança Pública, e da Sociedade Civil Organizada dependendo da realidade de cada município.

Destaque
Destaque

O compromisso interinstitucional formal é quesito fundamental para a realização dos acordos e pactuações necessários para alcance dos objetivos propostos para a rede. Esse compromisso interinstitucional assegura a permanência da Rede Intersetorial independentemente do tempo e da gestão governamental.

É relevante conhecê-los e ter um cadastro atualizado dos mesmos, para encaminhar casos e trocar experiências. O uso de uma ampla rede intersetorial enriquece as opções dos serviços da saúde e reforça a qualidade potencial de suas ações, além de estimular a melhoria qualitativa e quantitativa dos serviços disponíveis (SCHRAIBER, D´OLIVEIRA, 2003).

A apresentação a seguir detalha os serviços e as possibilidades de atuação na composição da Rede Intersetorial. Caso você identifique a existência destes serviços no seu município poderá convidá-lo a participar de trabalho em rede de atenção de forma a possibilitar a ampliação da resolutividade dos problemas relacionados à violência. Confira.