Para que ocorra o suporte social entre profissionais e usuários de uma instituição, a exemplo das unidades básicas de saúde, hospitais, delegacias, instituto médico legal, centros de referência, é preciso levar em consideração a qualidade e a forma de relacionamento, pois estes são fatores determinantes para o sentimento de proteção e acolhimento (CAMPOS, 2005; ORNELAS, 2008).

Destaque
Destaque

Assim, tanto as redes sociais significativas, quanto o suporte social, tornam-se um recurso importante na intervenção com famílias em situação de violência.

As pessoas que compõem as redes podem ser visualizadas a partir da construção de um mapa mínimo, chamado Mapa de Redes. Ele é um registro estático de um determinado momento da vida de uma pessoa; trata-se, conforme mencionamos anteriormente, de uma “espécie de radiografia” das Redes, que mostra a trama relacional configurada em torno de uma situação de violência familiar, objeto de estudo deste Módulo.

O Mapa de Redes, proposto por Sluzki (1997), possibilita identificar o grau de intimidade e compromisso relacional das pessoas que compõem a rede social significativa das famílias.