Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) devem ser importantes aliados nesta etapa, pois o acompanhamento domiciliar dos casais em situação de violência pode ser uma importante estratégia de formação de vínculo e redução de dano.
Não deixe de conhecer algumas experiências exitosas dos ACS! Acesse o link indicado.
Conheça aqui algumas experiências exitosas dos ACS frente à detecção dos casos de violência. Você também encontrará as condutas adotadas, as possibilidades elencadas de abordagens às vítimas e as limitações do serviço
O Ministério da Saúde aponta a importância, antes de tudo, de escutar, acolher e apoiar. O próprio reconhecimento da legitimidade do
sofrimento e do abuso de que o usuário foi ou é vítima já significa a abertura de um caminho de suporte, que pode representar toda a diferença na vida das pessoas em situação de violência (BRASIL, 2010c).
A atenção à saúde de qualidade e o acesso à assistência integral são direitos das pessoas em todos os momentos de suas vidas, sobretudo quando vivenciam situações de violência. O profissional de saúde deve romper com o enfoque medicalizante e biologicista hegemônico nos serviços de saúde e adotar definitivamente a integralidade e a humanização na assistência, que neste caso também exige dos profissionais o conhecimento das instituições de suporte às violências, para que possam referenciá-las quando necessário.