Sensibilizando
Sensibilizando

Diante das questões elencadas anteriormente, é possível que você esteja se perguntando: Como devo atuar frente a um caso de violência por parceiro íntimo?

A Atenção Básica tem muito a oferecer no que diz respeito à promoção da saúde, à prevenção e à atenção às pessoas em situação de violência. Tratamos aqui das potencialidades da Atenção Básica para a intervenção sobre o problema numa perspectiva integral (TOLEDO, 2013). Fique atento!

Destaque
Destaque

A promoção da saúde e da cultura de paz segundo Buss (2000) pode ser entendida como diversas ações que buscam o estímulo das capacidades e o exercício do autocuidado e da ajuda mútua.

“A ONU em 1999 definiu cultura de paz como um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida de pessoas,

grupos e nações baseados no respeito pleno à vida e na promoção dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, na prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação, podendo ser uma estratégia política para a transformação da realidade social” (BRASIL, 2009f, p. 5).

Profissionais da Atenção Básica devem estimular as capacidades, o autocuidado e a ajuda mútua, além de auxiliar famílias e grupos a se responsabilizarem e se comprometerem em adotar um estilo de vida saudável, reforçando a ação comunitária e a solidariedade para a criação de ambientes favoráveis à paz e à manutenção da saúde.