Tanto para os homens quanto para as mulheres as consequências da violência são traduzidas, sobretudo, pelo surgimento de múltiplas queixas somáticas, aspecto particularmente negativo que se refere ao fato de a violência ainda ser pouco abordada pelos profissionais de saúde, em decorrência de múltiplos fatores culturais, sociais, políticos e técnicos.
Do ponto de vista cultural, a violência ainda representa um tabu, o que contribui para manter-se velada. O despreparo de alguns profissionais para perceber sinais e auxiliar no enfrentamento das situações de violência, bem como a fragilidade das políticas e dos programas, prejudica a organização de uma atenção qualificada a essas situações.
Reflita!
Apesar do crescente reconhecimento da violência como um problema de saúde, e de suas consequências na vida das pessoas, por que os profissionais de saúde ainda encontram dificuldades para identificar, acolher e atender homens e mulheres em situação de violência conjugal?
Os serviços de saúde são estratégicos no que diz respeito à assistência integral necessária em situação de violência e nas ações de prevenção, uma vez que estão comprovadas as repercussões da violência sobre a saúde.