Com base no desempenho do país no quinto Objetivo de Desenvolvimento do Milênio, a meta para 2030 é reduzir a mortalidade materna para aproximadamente 30 mortes para cada 100 mil nascidos vivos22. Assim, uma estratégia global deve ser adaptada localmente para atingir todos aqueles que necessitam dela a partir de um esforço em conjunto, na redução da mortalidade materna e promoção de vidas mais saudáveis e cheias de bem-estar23.
Vale destacar que, além da redução da mortalidade materna e infantil, o ODS 3 também propõe assegurar o acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar, informação e educação, bem como a integração da saúde reprodutiva em estratégias e programas nacionais24.
Caso você queira conhecer a cobertura da Atenção Básica do seu município acesse o relatório histórico de cobertura o profissional do site e-Gestor - Informação e Gestão da Atenção Básica. De posse dessa informação, você pode contribuir com a gestão local na ampliação da cobertura das ações de saúde.