capa

Olá aluna(o)!

Com o objetivo de diminuir a dor e o sofrimento do usuário do serviço de saúde, independentemente do tipo da urgência, é importante que sejam avaliados os sinais e sintomas e que seja desenvolvida conduta de restabelecer a função prejudicada pela situação de urgência odontológica. Além disso, também faz parte da rotina das urgências odontológicas o encaminhamento do usuário para o serviço especializado, caso seja necessário.

Assim, é fundamental que você, cirurgiã(o)-dentista da equipe de Saúde Bucal (eSB), saiba realizar o atendimento indicado para cada urgência odontológica apresentada pelos usuários no serviço de saúde assistido por você.

Portanto, ao final desse recurso, você será capaz de reconhecer as condutas adequadas diante do atendimento da demanda de urgências odontológicas, de acordo com os sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

As dores dentino-pulpares são as urgências odontológicas mais frequentes e principais preditores da procura pelos serviços de saúde bucal no SUS, contudo, existem outras urgências1.

A seguir, serão abordadas as principais situações de urgências odontológicas odontogênicas e não odontogênicas que acometem os usuários que procuram os serviços de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde (APS)2:

tabela 1 tabela 2 tabela 3 tabela 4 tabela 5 tabela 6 tabela 7 tabela 8 tabela 9

Agora, conheça a história de Juliana, usuária do serviço da APS, que atualmente necessita de atendimento odontológico:

ilustração 1

Juliana tem 26 anos, é saudável e mora no Vale do Rio Verde, povoado assistido pela USF Nossa Senhora da Conceição. Juliana, assim como boa parte das pessoas, busca tratamento odontológico especialmente quando apresenta alguma sintomatologia dolorosa e/ou queixa clínica.

Juliana buscou atendimento odontológico na USF Nossa Senhora da Conceição, sem agendamento prévio, devido a uma dor aguda, pulsátil, difusa, que se exacerba ao deitar e não cessa mesmo com o uso de analgésicos.

ilustração 2
ilustração 3

O cirurgião-dentista Márcio, inserido na eSB dessa unidade, identificou, durante o exame clínico, uma cárie mésio-oclusal com exposição pulpar no elemento dental 46 e, ao realizar testes térmicos, a dor se exacerbou.

Agora, teste seus conhecimentos sobre o manejo de urgências odontológicas na APS respondendo às questões disponibilizadas ao final do recurso.

REFERÊNCIAS

1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

Créditos

Coordenação do Projeto

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira

Coordenação Geral da DINTE/UNA-SUS/UFMA

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira

Gestão de projetos da UNA-SUS/UFMA

João Pedro de Castro e Lima Baesse

Matheus Augusto Pereira Louzeiro

Coordenação de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA

Paola Trindade Garcia

Coordenação de Ofertas Educacionais da UNA-SUS/UFMA

Elza Bernardes Monier

Coordenação de Tecnologia da Informação da UNA-SUS/UFMA

Mário Antônio Meireles Teixeira

Coordenação de Comunicação da UNA-SUS/UFMA

José Henrique Coutinho Pinheiro

Professora-autora

Elisa Miranda Costa

Validadoras técnicas

Ana Beatriz de Souza Paes (MS)

Flávia Santos Oliveira de Paula (Coordenação Geral de Saúde Bucal/SAPS)

Luana Martins Cantanhede

Validadoras Pedagógicas

Paola Trindade Garcia

Isabelle Aguiar Prado

Revisora textual

Camila Cantanhede Vieira

Designer instrucional

Lívia Anniele Sousa Lisboa

Designer gráfico

Carlos Haide Sousa Santos

Tecnologia da informação

Jefferson de Almeida Paixão

Rayanne Maria Cunha Silveira

Douglas Aguiar Oliveira

Como citar este material: MIRANDA, Elisa Costa. Identificação e manejo das urgências odontogênicas e não odontogênicas. In: UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Saúde Bucal na APS: urgências, doenças transmissíveis, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. Cuidado em saúde bucal para pessoas em situações de urgências odontológicas. São Luís: UFMA; UNA-SUS, 2021.

© 2021. Ministério da Saúde. Sistema Universidade Aberta do SUS. Fundação Oswaldo Cruz & Universidade Federal do Maranhão.É permitida a reprodução, a disseminação e a utilização desta obra, em parte ou em sua totalidade, nos termos da licença para usuário final do Acervo de Recursos Educacionais em Saúde (ARES). Deve ser citada a fonte e é vedada sua utilização comercial, sem a autorização expressa dos seus autores, conforme Lei de Direitos Autorais - LDA (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).

Para fazer o download da Situação-problema, clique aqui