capa

Olá, aluna(o)!

O tratamento oncológico, em seus diferentes tipos, pode causar consequências para a saúde bucal do paciente, por isso a necessidade do acompanhamento adequado por profissionais especializados na saúde bucal, para minimizar danos e favorecer o bem-estar do paciente. Assim, é imprescindível que você, cirurgiã(o)-dentista, compreenda os procedimentos de cuidados odontológicos voltados especialmente para os pacientes que estão enfrentando tratamento oncológico ou que passaram por ele em algum momento.

Com isso em mente, neste recurso, serão apresentadas as informações para que você seja capaz de compreender o atendimento odontológico ao paciente durante e após o tratamento oncológico, e identificar o papel do cirurgião-dentista nos cuidados paliativos dos pacientes com câncer.

Cuidados ao paciente durante o tratamento oncológico

O tratamento oncológico apresenta algumas modalidades terapêuticas que podem ser realizadas sozinhas ou combinadas, como cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Saiba mais sobre elas, abaixo, de acordo com informações do INCA1:

image1


Devido à citotoxidade, propriedade nociva dessas terapias, danos diretos podem ser causados aos tecidos bucais, como mucosite, xerostomia e disgeusia, que diferem em tempo e duração, podendo levar o paciente a uma morbidade significativa e a um potencial risco de mortalidade.


icon1

Com base nessas informações, você consegue pensar em quais seriam os cuidados bucais recomendados durante o tratamento oncológico?


Durante o tratamento, o paciente deve reforçar os cuidados em higiene bucal para reduzir a quantidade de biofilme. O cirurgião-dentista deve realizar orientações dos cuidados de higiene oral e um protocolo de bochechos que irá variar para pacientes que realizarão apenas quimioterapia e que realizarão radioterapia de cabeça e pescoço.

image2

image3

Tratamento com laserterapia preventiva e curativa para mucosite oral

A laserterapia é realizada para prevenção e tratamento da mucosite oral, principal complicação aguda do tratamento oncológico. É realizada a fotobiomodulação com laser de baixa potência, que tem propriedades de estimular a regeneração tecidual, reduzir inflamação e controle de dor, ocasionando a redução do dano aos tecidos bucais.


Portanto, a laserterapia pode ser mais uma opção de tratamento, caso haja disponibilidade de aparelho e de profissional habilitado na Unidade de Saúde da Família (USF). Quando não houver, recomenda-se procurar na Rede de Atenção à Saúde Bucal a indicação de local em que haja profissional habilitado, como nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) ou em atendimento odontológico hospitalar.


O laser de baixa potência pode emitir a luz vermelha com comprimento de onda de 660nm, tendo uma ação maior no reparo tecidual. Os parâmetros de irradiação variam, pois existem diversos tipos e marcas de lasers, com diferentes potências, densidades de energia, área anatômica a ser aplicada, energia e tempo de aplicação.

A aplicação do laser pode ser realizada no protocolo preventivo para mucosite, a partir do primeiro dia de quimioterapia ou radioterapia, em toda a mucosa oral, com a divisão dos pontos de aplicação em mucosa jugal bilateralmente, vestíbulo labial superior e inferior, palato mole, bordas laterais, ventre da língua e o assoalho de boca. O protocolo curativo é aplicado quando o paciente desenvolve lesão ulcerada. Para evitar danos na retina, os pacientes usam óculos de proteção específicos para o comprimento de onda utilizado4.

image4


Cuidados ao paciente após o tratamento oncológico:

Seguimento regular para manutenção da saúde bucal


Mesmo depois que o tratamento oncológico é finalizado, os cirurgiões-dentistas possuem função importante no acompanhamento dos pacientes. Isto porque é preciso garantir que eles consigam seguir com uma boa qualidade de vida, o que também está relacionado à saúde bucal. Entre os principais objetivos desse acompanhamento estão:

image5

Em alguns casos, o prognóstico não é bom, e os pacientes podem evoluir para uma condição extrema, necessitando de cuidados para aliviar a dor e proporcionar melhor qualidade de vida, isto é, os cuidados paliativos. Eles podem ser necessários tanto nos casos em que o tratamento oncológico é interrompido quanto naqueles em que ele é mantido para controlar o avanço da doença, ainda que não haja perspectiva de cura.

Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre esse assunto e para identificar o papel do cirurgião-dentista nos cuidados paliativos dos pacientes com câncer.


https://www.youtube.com/embed/VZbmX038SQA?rel=0

Fonte: UNA-SUS/UFMA. Vídeo no Programa Assistência odontológica para pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na Atenção Primária à Saúde (APS), no módulo Assistência odontológica para pacientes com DCNT: pacientes com câncer. Licença: Termo de uso ARES (2016). Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/.... Acesso em: 26 ago. 2020.


Agora, teste a sua compreensão em relação aos cuidados odontológicos a serem realizados durante e após o tratamento oncológico respondendo às seguintes questões:



leitura

Para ampliar o olhar sobre o que você estudou aqui, leia o artigo Saúde Bucal e Qualidade de Vida no Paciente Pós-Radioterapia de Câncer de Cabeça e Pescoço, publicado em 2017, disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/....


Considerações finais

Ao explorar este recurso, você pôde compreender os cuidados que os cirurgiões-dentistas devem garantir aos pacientes durante e após o tratamento oncológico, ou ainda àqueles para os quais os cuidados paliativos são o caminho possível, sempre com o objetivo de proporcionar melhores condições bucais e bem-estar. Você também observou que há algumas indicações relacionadas à saúde bucal específicas para pacientes em tratamento quimioterápico ou radioterápico em região de cabeça e pescoço.

Esses cuidados fazem parte de um olhar multidisciplinar que esses pacientes devem receber na Atenção Primária à Saúde. Sendo assim, tenha atenção às ações que você pode conduzir para proporcionar-lhes mais qualidade de vida.


Referências


[1] INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Ministério da Saúde. Organização: Mario Jorge Sobreira da Silva. ABC do câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. 6. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: INCA, 2020. 122 p. Disponível em: https://www.inca.gov.br/.... Acesso em: 26 ago. 2020.

[2] BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. A saúde bucal no Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 350 p. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/.... Acesso em: 26 ago. 2020.

[3] UNIC. Manual de cuidados paliativos em pacientes com câncer. Editora UNATI/UERJ-UNIV.ABERTA 3. IDADE. 2009. 89 pg. Link de acesso: http://www.crde-unati.uerj.br/publicacoes/pdf/manual.pdf.

[4] ZECHA, J.A.E.M.; RABER-DURLACHER, J.E.; NAIR, R.G.; EPSTEIN, J.B. et al. Low level laser therapy/photobiomodulation in the management of side effects of chemoradiation therapy in head and neck cancer: part 1- mechanisms of action, dosimetric, and safety considerations. Support Care Cancer. Junho, 24(6): 2781–2792, 2016. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/.... Acesso em: 26 ago. 2020.

[5] ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE CUIDADOS PALIATIVOS (ANCP). Manual de cuidados paliativos da Academia Nacional de Cuidados Paliativos. 2a. ed. Rio de Janeiro: ANCP, 2012. Disponível em: https://paliativo.org.br/.... Acesso em: 26 ago. 2020.

[6] BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Atenção Domiciliar na Atenção Primária à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/.... Acesso em: 26 ago. 2020.


Lista de imagens


A. João Victor Figueiredo. UNA-SUS/UFMA. Licença: Termo de uso ARES (2016). Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/.... Acesso em: 26 jul. 2020.

B. João Victor Figueiredo. UNA-SUS/UFMA. Licença: Termo de uso ARES (2016). Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/.... Acesso em: 26 jul. 2020.

C. João Victor Figueiredo. UNA-SUS/UFMA. Licença: Termo de uso ARES (2016). Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/.... Acesso em: 26 jul. 2020.

D. João Victor Figueiredo. UNA-SUS/UFMA. Licença: Termo de uso ARES (2016). Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/.... Acesso em: 26 jul. 2020.

E. João Victor Figueiredo. UNA-SUS/UFMA. Licença: Termo de uso ARES (2016). Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/.... Acesso em: 26 jul. 2020.


Créditos

Coordenação do Projeto

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira


Coordenação Geral da DTED/UNA-SUS/UFMA

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira


Gestão de projetos da UNA-SUS/UFMA

Katherine Marjorie Mendonça de Assis


Coordenação de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA

Paola Trindade Garcia


Coordenação de Ofertas Educacionais da UNA-SUS/UFMA

Elza Bernardes Monier


Coordenação de Tecnologia da Informação da UNA-SUS/UFMA

Mário Antônio Meireles Teixeira


Coordenação de Comunicação da UNASUS/UFMA

José Henrique Coutinho Pinheiro


Professores-autores

Fábio de Abreu Alves

Teresa Paula de Lima Gusmão


Validadora técnica UFMA

Fernanda Ferreira Lopes


Validadora técnica Ministério da Saúde/ Coordenação Geral de Saúde Bucal/SAPS

Nicole Aimée Rodrigues José


Validadora pedagógica

Luana Martins Cantanhede


Revisora textual

Camila Cantanhede Vieira


Designer instrucional

Mizraim Nunes Mesquita


Designer gráfico

João Victor Marinho Figueiredo


Tecnologia da Informação

Jefferson de Almeida Paixão

Rayanne Maria Cunha Silveira



COMO CITAR ESTE MATERIAL

GUSMÃO, Teresa Paula de Lima; ALVES, Fábio de Abreu. Atendimento odontológico ao paciente durante e após o tratamento oncológico. In: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. Assistência odontológica para pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na Atenção Primária à Saúde (APS). Assistência odontológica para pacientes com DCNT: pacientes com câncer. São Luís: UFMA; UNA-SUS, 2020.