A importância de um bom começo: promoção da saúde em creches.
Evidências científicas nos mostram que o fato de a criança estar matriculada e frequentar uma creche, por si só, já promove sua saúde. Para as famílias de baixa renda, em especial, o filho na creche possibilita à mãe entrar no mercado de trabalho e contribuir com o bem estar da criança e da família.
A exemplo das escolas, também as creches se mostram como ambientes coletivos favoráveis ao desenvolvimento de ações promotoras de saúde.
Dentre as ações promotoras, destacam-se as políticas relativas à alimentação infantil. Em relação ao consumo da sacarose na infância, este está condicionado a múltiplos fatores e, portanto, requer uma abordagem abrangente conforme Tipo de estratégia e abordagens detalhado a seguir, clique em avançar:
A noção de que a escola tem um papel fundamental na promoção de saúde dos jovens não é nova, e a visão atual de promoção de saúde nas instituições de ensino só pode ser plenamente compreendida dentro do amplo contexto de desenvolvimento. Esta visão trouxe o título de Escola Promotora de Saúde (EPS), definida assim pela OMS, “a EPS é aquela que fortalece constantemente sua capacidade como estabelecimento saudável para viver, aprender e trabalhar”.
Clique nas caixas e perceba o que tem a mais uma EPS em relação à escola com enfoque tradicional.
Saiba mais:
É importante que um profissional da equipe de Saúde da Família saiba que programas sobre Saúde do Escolar existem no seu município. Informe-se acessando o site oficial da OMS e veja também o tema Saúde Escolar no site da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Outra questão escolar diretamente ligada à saúde são as Alterações na Aprendizagem. Crianças com problemas escolares constituem um desafio e deve ser um alvo de cuidado para os profissionais da equipe Saúde da Família. Uma equipe multidisciplinar é a forma mais adequada de avaliar e gerir os complexos problemas de aprendizagem, que muitas vezes são a causa do mau desempenho escolar, e, sintomas de problemas de saúde.
O papel principal do profissional de saúde, neste processo, é identificar e excluir as causas médicas que provocam as dificuldades de aprendizagem.
Há evidências de que a opinião materna é potencialmente útil como subsídio a identificação de crianças com atraso no desenvolvimento, principalmente se a escolaridade materna for alta. Alterações de Aprendizagem ou Dificuldade de Aprendizagem (AD) foi definida pelo National Joint Committee for Learning Disabilities como: grupo heterogêneo de transtornos que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, da fala, na leitura, na escrita, dificuldades de raciocínio ou habilidades matemáticas.
Faça a autoavaliação a seguir e verifique seu aprendizado, caso não tenha um desempenho satisfatório, refaça seus estudos.