Características de Crescimento e Desenvolvimento de Acordo com a Faixa Etária
O crescimento e o desenvolvimento obedecem a padrões previsíveis, ordenados e progressivos, cujas tendências direcionais se fazem de maneira cefalocaudal, próximo-distal e a partir de um processo de diferenciação que envolve o desenvolvimento físico e a maturação das funções neuromusculares.
No que se refere à velocidade de crescimento e ao desenvolvimento de algumas partes do corpo, é interessante verificar o gráfico a seguir, que ilustra tais aspectos.
Dica:
Perceba que o sistema linfoide é um dos que alcançam uma maior maturidade apenas aos 10 anos. Isso é importante ao considerarmos as razões que levam os lactentes e pré-escolares a ficarem mais suscetíveis a processos infecciosos.
Acompanhe as tendências gerais descritas por Wong (1999, p. 77) sobre o ganho de peso e altura durante a infância.
Neste momento, também é relevante salientar informações sobre o metabolismo, a temperatura, o sono, o repouso e o temperamento: fatores que contribuem para o entendimento e a avaliação da saúde da criança. Recorde também a importancia do desenvolvimento neuropsicomotor.
Lembre-se de que:
O metabolismo determina os requisitos calóricos da criança e as necessidades hídricas. O metabolismo é elevado no neonato e diminui até a maturidade, encontra-se mais elevado em meninos.
A temperatura reflete o metabolismo. A temperatura corporal diminui da infância à maturidade, e sua regulação é instável no neonato. A produção de calor declina à medida que o lactente entra na infância. Lactentes e crianças jovens são altamente suscetíveis às flutuações de temperatura. Além disso, a temperatura aumenta com a prática de exercício físico, o choro e o desconforto emocional. As infecções aumentam mais rapidamente a temperatura em lactentes e nas crianças jovens.
Quanto ao sono e ao repouso, ambos têm uma função protetora do organismo. Os neonatos dormem grande parte do tempo. Nos lactentes, o período de sono diminui gradualmente e, no final do primeiro ano, a criança dorme à noite e tira dois cochilos durante o dia. Dos 12 aos 18 meses, a maioria eliminou o segundo cochilo diurno. Após os 3 anos, a criança eliminou os cochilos. Dos 4 aos 10 anos, o período de sono diminui discretamente, aumentando durante o estirão de crescimento e a puberdade.
No que tange ao temperamento, este é o modo pelo qual uma pessoa lida com a vida. Refere-se às tendências comportamentais e não a atos comportamentais discretos. Inexistem implicações de bom ou mau.
Vamos acompanhar agora a importância do estudo sobre o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças.
Há várias teorias sobre o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. A velocidade do desenvolvimento é codependente de diversos fatores. Entretanto, há períodos de crescimento acelerado e desacelerado no crescimento corporal total e nos subsistemas. Por exemplo: há períodos em que o crescimento geralmente diminui (na fase intermediária da infância), aumenta (na adolescência) e se estabiliza (na fase adulta).
Vale lembrar que, ao nascer, a criança apresenta os reflexos arcaicos. À medida que cresce e se desenvolve, os reflexos arcaicos vão desaparecendo, dando lugar às habilidades e aos comportamentos voluntários. No primeiro ano de vida, nas avaliações do desenvolvimento, é importante atentar para os marcos básicos do desenvolvimento neuropsicomotor e para o desaparecimento dos reflexos.
Os estágios de desenvolvimento se dão pelos limites etários e pelas tarefas do desenvolvimento.
Os limites etários podem ser compreendidos como o meio para descrever as características associadas à maioria das crianças nos períodos em que as alterações nítidas do desenvolvimento aparecem e que as tarefas específicas devem ser realizadas.
Já as tarefas de desenvolvimento se referem às competências e habilidades de cada estágio. Acompanhe o esquema a seguir.
Amplie seus conhecimentos retomando conceitos acerca dos marcadores próprios para o desenvolvimento de acordo com cada faixa etária.
Lembre-se de que, na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, o enfermeiro necessita saber o que se refere à avaliação dos reflexos, como por exemplo, a avaliação neurológica dos reflexos.
Considere que, à medida que a criança cresce, os parâmetros vão se aproximando dos referenciais dos adultos – tais como os valores dos sinais vitais e as habilidades adquiridas.
Na Carteira de Saúde da criança, você encontra marcadores para cada limite etário. Você já deve ter percebido que há muitas informações para a família e para os profissionais. É importante que você e os demais profissionais que a manuseiam façam as anotações necessárias: isso ajudará no cuidado à criança.
Considere as informações contidas nesta etapa para construir um excelente conhecimento!