Orientações Multiprofissionais de Saúde


Algumas informações devem ser compartilhadas, no mínimo, com o médico e o enfermeiro.

Cabe aos profissionais conhecê-las e lançar mão delas de acordo com a realidade apresentada no cotidiano.  

Pense em mais estratégias que permitam incluir os cuidados à saúde bucal na rotina de cuidados à criança, desenvolvido em sua UBS!

A higiene bucal deve ser supervisionada pelo cuidador até 8 anos de idade. As orientações dietéticas devem focar-se na minimização do uso do açúcar e na limitação dos lanches e bebidas entre as refeições. 

O cuidador deve posicionar-se atrás da criança para realizar a escovação, apoiando sua cabeça. É necessário que ele procure escovar todas as faces dos dentes e também a região do sulco gengival (junção dos dentes com a gengiva). Ao final da escovação, o excesso de pasta deve ser retirado, e a boca deve ser bem enxaguada. Você também deve recomendar o uso do fio dental, no mínimo uma vez ao dia, a partir do momento em que os dentes da criança entrarem em oclusão. Todos esses cuidados são necessários para que se obtenham os benefícios do creme dental fluoretado na prevenção da cárie e da fluorose dentária. 

Os responsáveis pela criança também devem prestar atenção especial quando ela estiver doente, porque as medicações, normalmente, contêm sacarose em grande quantidade. A família deve ser orientada a retomar os cuidados com a saúde bucal logo que a criança apresentar melhora e, conforme o caso, encaminhá-la para uma consulta odontológica. 


Agora, o que você acha de verificar o seu desenvolvimento?

Se você conseguiu entender e perceber tais questões, então atingiu o objetivo deste estudo. Parabéns!

Souza, Boehs, Andres