Características do Crescimento e do Desenvolvimento Infantil


Para um atendimento integral à  saúde da criança, além das ações de promoção e prevenção, é preciso resolutividade diante dos principais agravos a sua saúde. Compete ao cirurgião-dentista lidar com segurança frente aos problemas mais prevalentes. Será que você está atualizado e conhece as evidências sobre as intervenções efetivas que podem ser realizadas na abordagem dos problemas mais comuns de saúde bucal da criança?

Índice da massa corpórea e tabela de crescimento 

O dentista necessita ter conhecimento e habilidade não só para com as atividades específicas da odontologia. Ele precisa também ter condições para avaliar o desenvolvimento de uma criança, uma vez que essa poderá necessitar de intervenções odontológicas, e seu quadro de saúde naquele momento pode não ser indicado para procedimentos invasivos. Para que o dentista proceda ao monitoramento do desenvolvimento e do crescimento infantil, ele deverá analisar a evolução do peso e da altura da criança, além do seu desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM).

Caso qualquer desvio seja diagnosticado, é necessário que haja uma abordagem mais aprofundada para que se estabeleça sua causa. Desta forma, realiza-se um encaminhamento e/ou discussão do caso com o médico (interconsulta) que, em caso de necessidade, irá agendar avaliações médicas mais frequentes para observar o desenvolvimento da criança.

Todos os profissionais da área de Saúde ou de Educação que entrarem precocemente em contato com crianças devem estar atentos a qualquer alteração na evolução do seu desenvolvimento.

Fases do desenvolvimento e funcionalidades das estruturas bucofaciais 

O desenvolvimento e a funcionalidade normais das estruturas musculares e esqueléticas bucofaciais são observados em indivíduos que tenham boa herança morfofuncional e que sofram estímulos funcionais adequados exercidos pelo ambiente

A face e a cavidade bucal formam um sistema equilibrado e dinâmico, organizado em funções primárias e secundárias, sendo as secundárias totalmente dependentes do desenvolvimento e do crescimento normais das primárias. As funções primárias são: sucção, respiração, mastigação e deglutição. São consideradas secundárias as funções de fala e expressão facial.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Para finalizar e auxiliá-lo na fixação do conteúdo, resolva a autoavaliação disponibilizada a seguir:

Neste estudo, você conheceu as características do crescimento e do desenvolvimento infantil em suas diversas fases e, principalmente, aprendeu sobre os diversos sinais de alerta de distúrbios do desenvolvimento infantil nas diferentes fases evolutivas. 

Se você conseguiu perceber todos esses fatores, você atingiu o objetivo deste estudo.  Parabéns!

Souza, Boehs, Andres