As Secretarias de Vigilância em Saúde e Atenção à Saúde realizaram uma serie de atividades com o objetivo de revisar e atualizar o protocolo para o manejo clínico dos pacientes com dengue durante o ano de 2011. Esse processo de discussão mostrou-se muito rico e foi realizado com um grupo de especialistas e instituições nacionais e internacionais que incorporaram suas experiências no aprimoramento desta publicação.
Esta nova versão do guia vem ao encontro da atual situação epidemiológica da dengue no país, caracterizada pelo numero crescente de casos graves e óbitos nos últimos dez anos. Ainda nesse período, a doença passou a se apresentar como um grande desafio de saúde publica, tanto nos grandes centros urbanos como também em municípios de menor porte populacional.
Os pressupostos para o adequado atendimento do paciente com dengue presentes nas edições anteriores permanecem nesta edição. Além de continuar dando ênfase aos aspectos da identificação oportuna dos sinais de alarme e da correta hidratação dos pacientes, detalharam-se alguns pontos fundamentais.
Em especial, foram priorizados os cuidados que devem ser prestados aos pacientes com idades extremas – idosos e crianças – e com comorbidades.
Também foi concebido um fluxograma mais prático para a classificação de risco do paciente, que agrega em seu conteúdo todas as informações que o profissional de saúde necessita para atender o paciente com dengue. Os óbitos por dengue são absolutamente evitáveis com a adoção de medidas de baixa densidade tecnológica. Sua ocorrência é um indicador de fragilidade da rede de assistência e que, portanto, devem ser imediatamente corrigidas.
O Ministério da Saúde, ao disponibilizar a 4a edição do Dengue: diagnóstico e manejo clínico, espera cumprir mais uma etapa do seu papel na estrutura do Sistema Único de Saúde, com a expectativa de que essa iniciativa possa efetivamente auxiliar os profissionais de saúde no atendimento adequado dos pacientes com dengue e, com isso, impactar na letalidade da doença no pais.
Jarbas Barbosa Junior
Secretário de Vigilância em Saúde no pais.
Alexandre Padilha
Ministro da Saúde