Aula 4 Avaliação na EaD Online
Tópico 02 Ferramentas do AVA e atividades avaliativas


O Moodle, ambiente de aprendizagem que adotamos no nosso curso, é um sistema para criação e administração de cursos a distância, gratuito, projetado a partir de princípios pedagógicos que permitem a criação de comunidades virtuais de aprendizagem efetivas.

No Moodle, as telas dos cursos e módulos são chamadas de páginas e estas podem ser divididas em seções. Normalmente, nas seções centrais são exibidos os conteúdos dos cursos e das aulas, e nos blocos laterais, os recursos e atividades utilizados no curso.


Os recursos são materiais ou links disponibilizados como conteúdo para consulta. Já as atividades correspondem às tarefas disponibilizadas para os participantes no decorrer do curso ou módulo. Estas atividades podem ser realizadas individual ou colaborativamente e serem ou não avaliadas.

Recursos e atividades em um curso a distância


Tipo de Funcionalidade Atividade ou Recurso Utilidade
  Fórum

Para a discussão e reflexão sobre o conteúdo;
compartilhamento de links e material relacionado a temática em questão.

Chat

Para comunicação síncrona, em tempo real, entre professores e alunos, podendo ser útil como espaço de esclarecimentos de dúvidas, ou simplesmente como espaço de socialização.

Diálogo

Para simples comunicação entre dois participantes do curso ou disciplina.

  Testes

Para avaliar a aprendizagem dos conteúdos pelos alunos, através de testes em diferentes formatos de resposta (V ou F, escolha múltipla, valores, resposta curta, etc.), sendo possível, ainda, a escolha aleatória das perguntas, e a correção automática das respostas e exportação de dados para Excel.

Trabalhos

Para avaliar a aprendizagem dos conteúdos , permitindo ao professor classificar e inserir comentários nas próprias páginas do documento produzido e enviado pelo aluno. As notas são acessíveis ao próprio aluno e o professor pode exportar para Excel os resultados.

Wikis

Para construção colaborativa de textos, utilizando elementos multimídia (estilo Wikipédia), sendo possível acessar às várias versões do documento e verificar diferenças entre versões.

Glossários

Para criação, pelos participantes, de dicionários com termos relacionados à disciplina, além de bases de dados documentais ou de arquivos, galerias de imagens ou mesmo links para pesquisa.

Lições

Para construção de páginas ou slides, que podem ter questões intercaladas com classificação, de forma que o prosseguimento do aluno depende das suas respostas.

Livros

Para construção de sequências de páginas de forma simples, organizando-as em capítulos e sub-capítulos, ou importando arquivos HTML. Caso as referências dentro destes html (imagens, outras páginas, vídeo, áudio) sejam relativas, o livro apresentará todo esse conteúdo.

Enquetes

Para consulta de opinião dos alunos inscritos nu curso ou disciplina, fornecendo uma forma de avaliação da aprendizagem bastante rápida.

Referendos

Para recolha de opinião, inscrição numa determinada atividade, entre outras utilidades, sendo dado aos alunos opção de escolha entre uma lista de opções (até um máximo de 10) definida pelo professor. É possível definir um número de vagas por opção.

Questionários

Para construção de questionários para serem respondidos por participantes inscritos ou não inscritos em determinado curso ou disciplina., com a possibilidade de manutenção do anonimato dos inquiridos, apresentação gráfica dos resultados e exportação para Excel.



Convém lembrar, que a decisão de utilizar todos ou apenas alguns desses recursos e atividades em um curso a distância caberá aos responsáveis pedagógicos dos módulos.

Esse conjunto diversificado de ferramentas e recursos viabilizam a comunicação entre os participantes de um curso, a discussão sobre os conteúdos, a avaliação da aprendizagem, a construção coletiva do conhecimento, a pesquisa, além de instrução direta (para orientação e/ou disponibilização de conteúdo).

Observação

Além dessas ferramentas, como o Moodle é um software aberto, sua comunidade de usuários está continuamente desenvolvendo novos recursos e funcionalidades para aperfeiçoar o ambiente e atender novas necessidades.


Procedimentos avaliativos utilizados na EaD

Já temos visto até aqui muito sobre o potencial extraordinário para trocas interativas e comunicação que as TICs trouxeram para a EaD online, propiciando o diálogo construtivo, o esclarecimento de dúvidas, além de relacionamentos sociais que favorecem uma aprendizagem colaborativa.

Ora, se já concordamos sobre o quanto as TIC favorecem a aprendizagem, não nos parece lógico que elas também devam favorecer a avaliação da aprendizagem?

No contexto da EaD online existem instrumentos e procedimentos disponíveis para a implementação de avaliações tanto diagnósticas, quanto somativas e formativas, sendo muitas as maneiras de se avaliar os aprendizes em um curso online.

Os autores Moore e Kearsley (2007) relatam que nos Estados Unidos muitos dos cursos utilizam exames e testes, os quais, devido a dificuldades de segurança e integridade do processo avaliativo, são aplicados, na maioria das vezes, presencialmente, sob alguma supervisão, em um centro de aprendizado ou em uma escola.
No Brasil, segundo o Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (SANCHEZ, 2008), a forma mais comum de avaliação em cursos de educação a distância é a prova escrita presencial, sendo esta realizada durante e ao final dos cursos, por 81,8% dos entrevistados.
Além da prova escrita presencial, para avaliação final, foram mais citados pelos entrevistados, o trabalho de conclusão de curso, o trabalho de pesquisa e o trabalho prático. Vale destacar aqui a obrigatoriedade legal de realização de exames (avaliações) presenciais ao final de cursos formais a distância (Artigo 7º. Do Decreto N.º 2.494, de 10 de Fevereiro de 1998), além do fato de que as “provas” são os procedimentos avaliativos mais utilizados no cotidiano educacional (Oliveira, 2001).



Embora para Pallof e Pratt (2004, p.117), “o modo como a avaliação ocorre não é tão importante quanto ela é relevante para o conteúdo do curso e os objetivos de aprendizagem”, muitos autores da área apontam a avaliação formativa como sendo o modelo ideal de avaliação para a EaD online.

TCC (Clique aqui para abrir)


Será considerado como TCC a produção do portfólio no qual os alunos registrarão todo o percurso de aprendizagem do conteúdo ministrado durante a disciplina que está sendo cursada. O TCC poderá ser discutido com o tutor em atividades de videocolaboração, fóruns, chats, email e outros. A apresentação do TCC final será em forma de Seminário que deverá ocorrer nos pólos locais e ser apresentada à equipe de coordenação central.

Clique aqui para fechar


Dentre as muitas formas de avaliação utilizadas na EaD online, temos:

    Testes e provas;
    Auto-avaliação;
    Avaliação colaborativa;
    Reflexões críticas sobre o curso, as tarefas e a aprendizagem como um todo;
    Projetos, artigos e tarefas colaborativas de grupo;
    Avaliação crítica das contribuições para o fórum de discussão;

    Diários e portfólios.


Embora o Decreto Nº 5.622, de 19 de Dezembro de 2005, determine que a avaliação de desempenho dos alunos de cursos a distância se dê no processo, mediante cumprimento de atividades programadas e exames presenciais, ele também confirma a necessidade de aplicação de procedimentos alternativos online para avaliar o desempenho dos alunos durante o processo.

Em geral, a participação de um aprendiz em um curso de EaD online é avaliada através da realização de tarefas e de suas interações durante o curso. Como estratégia de avaliação formativa online, geralmente avalia-se o desempenho do aluno utilizando-se seus registros de participação nas ferramentas de interação e nos portfólios individual e de grupo.

Chat - permite estabelecer diálogos cujas discussões e reflexão geram conhecimentos e feedback imediatos. O tutor, geralmente, atua como moderador das discussões, estabelecendo regras de netiqueta, além de divulgar clara e antecipadamente os critérios de avaliação que serão utilizados. O tutor deve, ainda, após seu término, elaborar e enviar a cada participante uma síntese dos aspectos ali tratados, com um feedback efetivo sobre a participação de cada um.

Fóruns de Discussão – registram a discussão que está ocorrendo em determinado momento no curso, cuja participação se dá pelo envio de mensagens e o acompanhamento é feito através de uma visualização estruturada das mensagens ali postadas. Os fóruns permitem a mediação coletiva e o feedback, uma vez que os participantes (aprendiz e tutor), ao lerem as mensagens e continuarem o diálogo postando suas críticas e argumentos a favor e contra, estão avaliando as ideias ali apresentadas.

Tarefas – É um recurso que possibilita mostrar “a natureza evolutiva do desenvolvimento do processo de aprendizagem”, oportunizando reflexões sobre o desenvolvimento do aprendiz, a partir do registro da história dos processos de ensino e aprendizagem vivenciados por cada aluno. (MOGOLLÓN, 2008). Os portfólios armazenam todas as atividades realizadas pelos alunos durante o curso, colecionando suas produções individuais (portfólio individual) e coletivas (portfólio de grupo) sobre os conteúdos estudados.

Outros procedimentos avaliativos utilizados - E-mail, listas de exercícios, questionários online ou provas de autoavaliação, referências compartilhadas ou recursos adicionais, que tenham sido consultados, mapas conceituais, etc.