Nesta aula inicial, discutiremos sobre os avanços tecnológicos advindos das Tecnologias da Informação e das Comunicações – TIC, sobre as transformações que elas determinam na sociedade, nos mais diversos sistemas: educacional, de comunicação, de saúde etc., alterando até mesmo o significado de espaço e tempo. De início serão apresentados um histórico da Educação a Distância (EaD), seu conceito e as gerações que a compõem.
Explicar o que é EaD, na atualidade, talvez não seja tão complicado quanto mostrar como a subversão de alguns de seus paradigmas mais básicos dificulta, bastante, a obtenção dos bons resultados esperados. É muito provável que isso ocorra, inicialmente, como consequência de três fatores:
(1) uma aparente facilidade proporcionada pelo indiscutível avanço tecnológico das últimas décadas (algumas ferramentas têm seu uso tão banalizado que ninguém pensa em utilizá-las com fins educacionais, que elas possam ter aplicações pedagógicas);
(2) a exclusão digital ainda elevada e o baixo letramento digital, como faces perversas de uma mesma moeda;
(3) uma grande carência de profissionais com formação adequada para trabalhar dentro dos novos paradigmas que a EaD online propõe, e entre eles os professores merecem singular destaque.
Trabalhar com Educação a Distância, portanto, não se trata apenas de utilizar recursos tecnológicos para, num
primeiro momento, contornar barreiras da distância geográfica ou do tempo, o que se tornou fácil nos dias atuais. Esse é apenas o primeiro erro de concepção.
Muitos vêem na EaD, por outro lado, e em especial no modelo online, também conhecida como EaD baseada na web, uma oportunidade única de aumentar o contingente de aprendizes, de massificar o ensino, tendo em vista que, pelo menos teoricamente, é possível colocar um número ilimitado de alunos numa sala virtual.
Essa é outra postura que também constitui grave desvirtuamento. Na verdade, se o esforço para utilizar as ferramentas da EaD online ficar reduzido tão somente à tentativa de vencer esses dois fatores críticos – distância e tempo, e tendo como finalidade precípua aumentar indiscriminadamente o número de alunos, os resultados quanto à qualidade do aprendizado, com certeza, será fortemente comprometido. Buscar resultados apenas quantitativos em EaD online, enfocando apenas esses três pontos, não justificaria, portanto, o uso intensivo da TIC. Por isso mesmo eles devem merecer uma abordagem clara, logo no início, de qualquer discussão sobre Educação a Distância baseada na web, muito embora não sejam únicos a ter importância.
Ao mesmo tempo em que os meios de comunicação de massa transformaram o mundo atual na "aldeia global" prevista por McLuhan, afetando definitivamente o modo de comunicação das pessoas; o conhecimento passou a não mais se encontrar disponível em apenas alguns poucos lugares, ou acessível por um único caminho, não está mais somente nas universidades, nas bibliotecas mais tradicionais e nem o professor é seu detentor absoluto.
Além disso, seu crescimento ocorreu e vem crescendo celeremente. Surge, assim, o trabalho adicional de como conseguir as informações necessárias, como obter de modo adequado as informações indispensáveis ao aprendizado, com a segurança mínima de sua validade.
Essa tarefa não é realmente tão difícil, desde que:
(1) Saiba como utilizar as ferramentas corretas para encontrá-las;
(2) Conheça minimamente algumas orientações sobre como fazer uma busca significativa, maximizando o trabalho de encontrar informação relevante e, obviamente;
(3) Tenha igualmente espírito crítico, pois tais informações possuem uma característica adicional: não obedecem a nenhum critério de valor, ou seja podem ser verdadeiras ou falsas, úteis ou totalmente dispensáveis, e não seguem necessariamente uma lógica ou ordem estabelecida. Sabe se então que a mídia que contém todas as mídias.
Às duas primeiras condições - saber usar as ferramentas e saber encontrar informações relevantes, convencionou-se denominá-las de letramentodigital e letramentoinformacional, respectivamente. Quanto ao espírito crítico, a capacidade de separar o joio do trigo, esse advém com a prática crescente, sendo igualmente indispensável ante o volume e o caos existente na grande teia.
Dica
Ainda persistem, vez por outra, dúvidas sobre o uso ou não da crase na expressão Educação a Distância. Entretanto, segundo indicam alguns, a gramática da língua portuguesa só torna seu uso indispensável quando a distância é especificada. Não se estuda à distância de 20 metros ou 2 quilômetros, mas o Ensino a Distância, como preferem denominar outros, sem menção ao adjetivo online, significa tão somente que professores e alunos encontram-se em lugares e tempos diferentes, embora algumas ferramentas possam proporcionar interatividade síncrona ou assíncrona (é a mediação tecnológica empregando computadores interligados em rede), e é justamente a qualidade da interação um dos fatores que mais influenciam na aprendizagem.
Fórum de Socialização
Vimos o quanto os meios de comunicação de massa transformam o mundo atual e modificam o modo de comunicação entre as pessoas. A internet, por exemplo, traz inúmeras possibilidades de pesquisa, da descoberta de lugares nunca imaginados, de se encontrar textos úteis e de interagirmos com pessoas interessantes. A interação entre os participantes de um curso, juntamente com o respeito pelas perspectivas pessoais que estarão sendo trabalhadas, se apresentam como um dos fatores mais importantes nos cursos a distância. Neste sentido, vá ao Fórum 01 - Apresentação, e interaja com seus colegas, apresente-se e comente sobre as suas expectativas com relação ao curso.