Aula 1 Educação a Distância
Tópico 01 Introdução ao Módulo

Descritores (Clique aqui para abrir)

Descritores

PORTUGUÊS INGLÊS ESPANHOL
Educação a Distância Education, Distance Educación a Distancia
Redes de Computadores Computer Networks Redes de Computadores
Aprendizagem Colaborativa a Distância Collaborative Distance Learning Educación a Distancia en colaboración
Meios de Comunicação Communications Media Medios de Comunicación
Educação Education Educácion

Clique aqui para fechar

Nesta aula inicial, discutiremos sobre os avanços tecnológicos advindos das Tecnologias da Informação e das Comunicações – TIC, sobre as transformações que elas determinam na sociedade, nos mais diversos sistemas: educacional, de comunicação, de saúde etc., alterando até mesmo o significado de espaço e tempo. De início serão apresentados um histórico da Educação a Distância (EaD), seu conceito e as gerações que a compõem.

Explicar o que é EaD, na atualidade, talvez não seja tão complicado quanto mostrar como a subversão de alguns de seus paradigmas mais básicos dificulta, bastante, a obtenção dos bons resultados esperados. É muito provável que isso ocorra, inicialmente, como consequência de três fatores:

(1)  uma aparente facilidade proporcionada pelo indiscutível avanço tecnológico das últimas décadas (algumas ferramentas têm seu uso tão banalizado que ninguém pensa em utilizá-las com fins educacionais, que elas possam ter aplicações pedagógicas);
(2)  a exclusão digital ainda elevada e o baixo letramento digital, como faces perversas de uma mesma moeda;
(3)  uma grande carência de profissionais com formação adequada para trabalhar dentro dos novos paradigmas que a EaD online propõe, e entre eles os professores merecem singular destaque.




Trabalhar com Educação a Distância, portanto, não se trata apenas de utilizar recursos tecnológicos para, num primeiro momento, contornar barreiras da distância geográfica ou do tempo, o que se tornou fácil nos dias atuais. Esse é apenas o primeiro erro de concepção.

Muitos vêem na EaD, por outro lado, e em especial no modelo online, também conhecida como EaD baseada na web, uma oportunidade única de aumentar o contingente de aprendizes, de massificar o ensino, tendo em vista que, pelo menos teoricamente, é possível colocar um número ilimitado de alunos numa sala virtual.

Essa é outra postura que também constitui grave desvirtuamento. Na verdade, se o esforço para utilizar as ferramentas da EaD online ficar reduzido tão somente à tentativa de vencer esses dois fatores críticos – distância e tempo, e tendo como finalidade precípua aumentar indiscriminadamente o número de alunos, os resultados quanto à qualidade do aprendizado, com certeza, será fortemente comprometido. Buscar resultados apenas quantitativos em EaD online, enfocando apenas esses três pontos, não justificaria, portanto, o uso intensivo da TIC. Por isso mesmo eles devem merecer uma abordagem clara, logo no início, de qualquer discussão sobre Educação a Distância baseada na web, muito embora não sejam únicos a ter importância.


Ao mesmo tempo em que os meios de comunicação de massa transformaram o mundo atual na prevista por McLuhan, afetando definitivamente o modo de comunicação das pessoas; o conhecimento passou a não mais se encontrar disponível em apenas alguns poucos lugares, ou acessível por um único caminho, não está mais somente nas universidades, nas bibliotecas mais tradicionais e nem o professor é seu detentor absoluto.


Além disso, seu crescimento ocorreu e vem crescendo celeremente. Surge, assim, o trabalho adicional de como conseguir as informações necessárias, como obter de modo adequado as informações indispensáveis ao aprendizado, com a segurança mínima de sua validade.

Essa tarefa não é realmente tão difícil, desde que:



(1)  Saiba como utilizar as ferramentas corretas para encontrá-las;
(2)  Conheça minimamente algumas orientações sobre como fazer uma busca significativa, maximizando o trabalho de encontrar informação relevante e, obviamente;
(3)  Tenha igualmente espírito crítico, pois tais informações possuem uma característica adicional: não obedecem a nenhum critério de valor, ou seja podem ser verdadeiras ou falsas, úteis ou totalmente dispensáveis, e não seguem necessariamente uma lógica ou ordem estabelecida. Sabe se então que a mídia que contém todas as mídias.




Às duas primeiras condições - saber usar as ferramentas e saber encontrar informações relevantes, convencionou-se denominá-las de letramento digital e letramento informacional, respectivamente. Quanto ao espírito crítico, a capacidade de separar o joio do trigo, esse advém com a prática crescente, sendo igualmente indispensável ante o volume e o caos existente na grande teia.



Dica

Ainda persistem, vez por outra, dúvidas sobre o uso ou não da crase na expressão Educação a Distância. Entretanto, segundo indicam alguns, a gramática da língua portuguesa só torna seu uso indispensável quando a distância é especificada. Não se estuda à distância de 20 metros ou 2 quilômetros, mas o Ensino a Distância, como preferem denominar outros, sem menção ao adjetivo online, significa tão somente que professores e alunos encontram-se em lugares e tempos diferentes, embora algumas ferramentas possam proporcionar interatividade síncrona ou assíncrona (é a mediação tecnológica empregando computadores interligados em rede), e é justamente a qualidade da interação um dos fatores que mais influenciam na aprendizagem.


Fórum de Socialização

Vimos o quanto os meios de comunicação de massa transformam o mundo atual e modificam o modo de comunicação entre as pessoas. A internet, por exemplo, traz inúmeras possibilidades de pesquisa, da descoberta de lugares nunca imaginados, de se encontrar textos úteis e de interagirmos com pessoas interessantes. A interação entre os participantes de um curso, juntamente com o respeito pelas perspectivas pessoais que estarão sendo trabalhadas, se apresentam como um dos fatores mais importantes nos cursos a distância. Neste sentido, vá ao Fórum 01 - Apresentação, e interaja com seus colegas, apresente-se e comente sobre as suas expectativas com relação ao curso.