Pré-natal: Seus exames e Preparação para o Parto

 

Os profissionais de enfermagem exercem papel extremamente significativo no pré-natal, utilizando seus conhecimentos em prol dessa clientela, acolhendo as gestantes desde o início da gravidez, estando disponíveis e assumindo compromisso com sua saúde. Para tanto, a equipe de saúde deve estar capacitada e atualizada, ter segurança, competência técnica, embasamento científico, sensibilidade para compreender o ser humano, suas crenças e valores, seu estilo de vida e possuir  habilidades de comunicação, baseada na escuta e na ação dialógica. Deve estar sintonizada com novas propostas e experiências, com novas técnicas e, principalmente, reconhecer o protagonismo da gestante na condução do processo, sendo a sua participação fundamental. 

Esse papel da enfermagem deve se mostrar nos exames que fazem parte do pré-natal, bem como na preparação da gestante para o parto.


 

Na consultas pré-natais, deve-se fazer-se a verificação da ausculta obstétrica. Nesse exame, verifica-se com Pinard (a partir da 20ª ou 24ª semana) e com Sonar - Doppler (a partir da 10ª ou 11ª semana). São parâmetros normais 120 a 160 batimentos por minuto (bpm), não são isócronos com o pulso materno. Na gravidez, múltipla ouvem-se dois focos separados entre si por 10 cm, com batimentos diferentes, diferença de 10 ou 15 batimentos por minuto (bpm). Deve-se alerta, se os batimentos não forem audíveis, quando a idade gestacional for igual ou maior que 24 semanas confirmada, após afastar condições que impeçam uma boa ausculta, devendo-se solicitar ultrassonografia e referenciar. Se a gestante não sentir os movimentos fetais e se o crescimento uterino estiver estacionado, referenciar imediatamente a um nível de maior complexidade de assistência. No caso de bradicardia, reavaliar em decúbito lateral esquerdo por 5 minutos, encaminhar para o médico da unidade e, se confirmado, referenciar.

 

Após uma contração uterina, movimentação fetal ou estímulo mecânico sobre o útero, um aumento transitório na frequência indica boa vitalidade. Por outro lado, a desaceleração ou não alteração da frequência é sinal de alerta, necessitando acompanhamento e referenciamento.

 

Clique e confira a seguir outros procedimentos indispensáveis de serem realizados pela equipe de enfermagem no pré-natal

Exames complementares - seguir a rotina do PHPN e protocolos municipais.

As gestantes, de acordo com o seu IMC inicial, deverão ter ganhos distintos de peso. Assim, as gestantes de baixo peso devem ganhar entre 12,5 e 18; as gestantes com IMC adequado devem ganhar, ao fim da gestação, entre 11,5 e 16,0kg; aquelas com sobrepeso devem acumular entre 7,0 e 11,5kg e as obesas devem apresentar ganho em torno de 7,0kg, com recomendação específica e diferente por trimestre. As adolescentes que engravidaram há menos de dois anos após a menarca, provavelmente, serão classificadas como gestantes de baixo peso. Nesses casos, o mais importante é acompanhar o traçado, que deverá ser ascendente.  A altura das adolescentes deve ser avaliada a cada consulta (BRASIL, 2006a).

A medida da altura uterina é registrada em um gráfico de acordo com a idade gestacional. Valor acima do percentil 90 é anormal, pode ser devido a erro da Idade Gestacional (IG), poliidrâmnio, macrossomia fetal, gemelaridade, mola hidantiforme, miomatose ou obesidade. Valor abaixo do percentil 10 é anormal; pode significar erro de cálculo da IG, oligoidrâmnio, feto morto e retardo de crescimento (Crescimento Intra-uterino Retardado – CIUR).

 

Preparação para o parto e sinais do verdadeiro trabalho de parto

Preparação para o parto: Durante a gestação, oriente sobre os tipos de parto, suas vantagens e desvantagens, ressaltando a importância do parto normal. Reforce os exercícios respiratórios e os métodos não farmacológicos para alívio das sensações dolorosas, tais como uso do chuveiro e da bola, massagens, música e deambulação.

a) Sinais do verdadeiro trabalho de parto: Os sinais do verdadeiro trabalho de parto são: eliminação do tampão mucoso, contrações rítmicas (2 ou três em dez minutos) e rompimento das bolsas de água.  Orienta-se a gestante, se possível junto com o acompanhante, para procurar a maternidade levando consigo todos os exames e o cartão da gestante caso apresente esses sinais.

b) Urgência: Mediante a constatação da falta de movimentação fetal, sangramentos e da ausência de batimentos cárdio-fetais, as gestantes devem ser encaminhadas à maternidade por escrito e com urgência.

Saiba Mais:

Modos de realizar as manobras e achados, assim como as relações útero fetais, conhecimentos fundamentais para se avaliar a apresentação, situação e posição, podem ser pesquisados em Ministério da Saúde (BRASIL, 2006a), e devem ser  realizados nas unidades locais  de saúde.

O Site do MS pode lhe ajudar nessas pesquisas:

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/default.cfm

Com base no seu aprendizado dos exames que a equipe de enfermagem deve realizar no pré-natal, determine qual das alternativas está correta em cada uma das questões a seguir.

Créditos
Santos, Zampieri, Oliveira, Correa e Carcereri