Implementação da Política Nacional da Integração à Saúde da Mulher

 

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher – Princípios e Diretrizes, começou a ser construída em 2003, sendo instituída em 2004, a partir de um diagnóstico epidemiológico da situação da Saúde da Mulher, realizado pela Área Técnica da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde brasileiro.

Em sua construção foram incorporadas as contribuições de diferentes setores governamentais e dos movimentos sociais de mulheres. Tal política é direcionada para as mulheres em todos os períodos do ciclo biológico vital, resguardadas as especificidades das diferentes faixas etárias e dos distintos grupos populacionais, quais sejam: mulheres negras, indígenas de diferentes orientações sexuais, incluindo as lésbicas e bissexuais, residentes em áreas urbanas e rurais ou de difícil acesso, em situação de risco, presidiárias, com deficiência, dentre outras. Essa política, “[...] reflete o compromisso com a implementação de ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos das mulheres e reduzam a morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis.” (BRASIL, 2009b, p. 5).

Para visualizar esta animação, por favor atualizar a sua versão do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


De acordo com o conceito adotado, “a atenção integral à saúde da mulher refere-se ao conjunto de ações de promoção, proteção, assistência e recuperação da saúde, executadas nos diferentes níveis de atenção à saúde.” (BRASIL, 2009).

Reflexão

Pense em sua prática de saúde e procure identificar: os objetivos gerais e específicos da Política Nacional de Atenção integral à Saúde da Mulher têm sido alcançados no contexto de sua atuação?

Os gestores do SUS do município onde você atua têm demonstrado preocupação com a implementação das diretrizes dessa política no âmbito local?

Quais as principais fragilidades e fortalezas identificadas na implementação dos referidos objetivos e diretrizes no contexto do seu município?

A atenção integral à saúde da mulher é realmente uma prioridade?

 

A Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher é operacionalizada na prática através de um conjunto de ações e atividades consideradas prioritárias. Abaixo você pode acessar o documento oficial que trata desta política.

Saiba mais:

Dada a importância atribuída ao conhecimento dos Objetivos, Estratégias e Diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher para a atuação dos membros da Equipe de Saúde da Família e sua incorporação na prática do dia a dia,sugerimos a leitura dos mesmos na íntegra no endereço eletrônico:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_mulher_principios_diretrizes.pdf.

Para visualizar esta animação, por favor atualizar a sua versão do Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player



Santos, Oliveira, Carcereri e Tognoli