Abordagem Terapêutica e Cuidados do Profissional da Equipe de Saúde à Mulher no Climatério e na Menopausa
Durante o climatério, qualquer que seja a abordagem terapêutica, é essencial observar que a atenção integral à mulher climatérica inclui medidas gerais, orientação dietética e apoio psicológico.
A mulher é protagonista de sua vida e a ela caberá, desde que devidamente informada e com apoio profissional, a opção de como vivenciar esta fase e que cuidados necessita tomar.
A instituição de tratamento específico, como a terapêutica medicamentosa hormonal ou não hormonal e/ou terapias não medicamentosas, pode ser necessária quando bem indicada.
A terapêutica hormonal (TH), quando adotada, deve ser individualizada às necessidades da mulher e é condicionada à fase em que ela se encontra, isto é, na transição menopausal (perimenopausa) ou após a menopausa (BRASIL, 2008), e é a partir dela que começaremos as abordagens terapêuticas.
Link:
Clique no link para conhecer mais detalhes sobre abordagem terapêutica: tratamento hormonal e não hormonal. Você deve ter este material sempre em mãos para poder consultar com frequência. Leve em consideração que cada mulher tem suas necessidades próprias, e a abordagem terapêutica pode ser aconselhada de acordo com sua particularidade.
Segundo Zampieri et al (2007) são múltiplas as ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, identificação precoce e tratamento de doenças crônicas comuns e manejo da sintomatologia climatérica, que precisam ser implementadas na atenção básica, no âmbito individual ou coletivo.
Saiba Mais:
Para alívio de quadros leves e moderados de depressão e ansiedade, temos o Hipérico, a Valeriana e a Melissa. Dosagens, tempo de uso, acompanhamento e contraindicações podem ser esclarecidos na leitura em:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de atenção à mulher no climatério/menopausa. Brasília, 2008.
Então, é isso aí! Chegamos ao final desta etapa dos estudos! Vimos a importância da escolha da abordagem terapêutica e acompanhamos uma lista com cuidados que você, profissional da saúde, pode dispensar à mulher climatérica.
Continue sempre seus estudos! Permaneça atualizado e pronto para aprender novidades que ainda devem surgir sobre parte tão importante da vida da mulher: o climatério.
Agora, faça a autoavaliação proposta a seguir para completar seu estudo!