Por volta dos 45 anos de vida em geral, as mulheres iniciam um período em suas vidas no qual ocorre a transição da função fértil ou reprodutiva para a não reprodutiva, em decorrência da diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários (estrogênio e progesterona). Esta fase da vida é chamada de climatério.
Certamente você já escutou ou leu que as mulheres têm uma expectativa de vida maior que a dos homens. As mulheres que passam a terceira idade e que estão no climatério necessitam ser ocupadas com atividades que possam lhe proporcionar uma vida mais saudável. A equipe de saúde da família deve se articular para, em conjunto, propor e realizar atividades compatíveis com tais mulheres.
Reflexão:
E você dentista? Certamente, nas consultas efetuadas, algumas mulheres informaram que estavam na menopausa ou que sentiam calorões devido à idade. Que importância você deu a isto? Você já estudou profundamente sobre o tema? Já se questionou acerca dos conceitos de menopausa e climatério? Tem alguma mulher próxima a você que esteja vivenciando estes períodos? Vizinhas, tias, mães, colegas de trabalho? Na UBS existe algum serviço que contemple esta questão? O que você leu a respeito?
Dialogue com alguma mulher na faixa de idade dos 45 anos ou mais a respeito e veja o que ela sabe sobre climatério e sobre os cuidados que pode realizar. Depois disso, convidamos você a estudar um pouco mais e refletir acerca desta temática.
A osteoporose caracteriza-se por uma alteração tardia do período do climatério e suas consequências podem também afetar a saúde bucal.
Saiba mais:
Para se aprofundar no tema, consulte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Manual de atenção à mulher no climatério/menopausa. Brasília, 2008.