Doenças Transmissíveis: Conceitos e Contextualização
Sempre ouvimos dizer que um dos grandes problemas de saúde pública do Brasil está relacionado à alta prevalência de doenças transmissíveis, algumas delas com importantes índices de mortalidade. Como são doenças preveníveis, sempre foi reconhecido que este quadro é tão mais grave quanto piores forem as condições de vida da população e piores os serviços destinados à sua saúde, daí que são consideradas doenças que atingem gravemente o terceiro mundo.
Mas será que esta situação permanece assim?
Na verdade, cada vez que voltamos a estudar este importante conjunto de doenças, somos levados a uma sequência de ideias, como conceitos que se relacionam e “puxam” por outros. Por exemplo, ao olharmos a figura ao lado ou pensarmos nas ações de tratamento, precisamos relembrar o que é período prodrômico, período de transmissibilidade e imunidade de rebanho. São conceitos incorporados no saber que você utiliza ao intervir sobre essas doenças. Busque consultar e sintetizar tais conceitos.
Perante a complexidade que envolve as doenças infecciosas, talvez você tenha, em relação a esse grupo de doenças, encontrado dificuldade:
em lembrar de algumas delas;
de ter uma ideia mais completa ou exata acerca da sua ocorrência na população da sua área;
no reconhecimento do modo como podem ser dinâmicas;
em entender como este conjunto de doenças pode ser classificado de diversos modos.
Seja um profissional de saúde que sempre pesquisa e se aprimora em sua profissão. Não desanime diante da complexidade ou variedade de fatores envolvidos numa doença ou grupo de doenças. Muitas já foram erradicadas ou tiveram sua incidência bastante reduzida graças ao trabalho conjunto de diversos setores da sociedade, principalmente o da equipe de saúde.
As mudanças ambientais geradas pelos modelos de desenvolvimento econômico, os processos migratórios e de urbanização, os hábitos alimentares, as tecnologias e os serviços de saúde e a própria evolução dos microrganismos influenciam para a ocorrência de doenças infecciosas.
Para classificar este conjunto de doenças, dispomos de diferentes critérios. Um exemplo de classificação é analisar as tendências destas doenças em três grandes subgrupos: transmissíveis com tendência descendente, doenças transmissíveis com quadro de persistência e doenças transmissíveis emergentes e reemergentes. Acompanhe abaixo o que é cada um desses grupos.
Saiba mais:
Consulte o site e tenha claro algumas formas de infecção:
Neste estudo você deve ter entendido que as doenças transmissíveis envolvem muitos aspectos. Busquemos testar se você os compreendeu. Para isso, faça a atividade abaixo. Se não obter um resultado satisfatório, refaça seus estudos.