Doenças Respiratórias

 

O sistema pulmonar é composto de dois pulmões, vias aéreas condutoras e vasos sanguíneos associados, tem como função a troca de gases, ou seja, liberar o oxigênio para as células e remover o dióxido de carbono a partir delas. Ele também funciona como um reservatório de sangue para o ventrículo esquerdo quando é necessário reforçar o débito cardíaco, como um protetor para a circulação sistêmica ao filtrar resíduos e partículas, como um regulador de líquidos ao manter a água afastada dos alvéolos e como um fornecedor das funções metabólicas quando produz surfactantes (NETTINA, 2001, CORPORATION, 2002).

É essencial que você conheça a mecânica respiratória.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) constitui distúrbios pulmonares de longo prazo, cuja característica é a resistência ao fluxo de ar. Estes distúrbios incluem asma, bronquite crônica e enfisema. Os fatores predisponentes para a DPOC são: infecções respiratórias recorrentes ou crônicas, alergias e fatores hereditários (CORPORATION, 2002).

O tabagismo é o fator mais importante de predisposição à DPOC, pois ele diminui a capacidade da ação ciliar e da função macrofágica que causam a inflamação da via aérea, aumento da produção de muco, destruição alveolar e fibrose peribronquiolar.

Vamos conhecer detalhadamente as doenças crônicas que podem acometer o aparelho respiratório. Comecemos com a Asma. Clique nas abas abaixo para conhecê-la detalhadamente.

Já a bronquite crônica é uma inflamação dos brônquios causada por irritantes ou infecção, na qual a hipersecreção de muco e tosse produtiva crônica duram por três meses no ano e ocorrem, pelo menos, por dois anos consecutivos. Sua característica peculiar é a obstrução ao fluxo de ar, causada pelo muco.

Quem é portador dessa doença e inala irritantes do sistema respiratório por um período de tempo prolongado, acaba com resistência das vias aéreas pequenas e o grave desequilíbrio de V/Q, que diminui a oxigenação arterial. Como o impulso respiratório está diminuído, essa pessoa apresenta pouca ventilação. Apesar de os níveis de hemoglobina serem elevados, a quantidade de hemoglobina que entra em contato com o oxigênio é baixa, causando a cianose.

O Enfisema consiste numa dilatação anormal, permanente do ácino, acompanhada pela destruição das paredes alveolares. A inflamação recorrente que lhe é característica está associada à liberação de enzimas proteolíticas oriundas das células pulmonares, provocando dilatação irreversível dos espaços aéreos distais dos bronquíolos terminais.

Esta situação destrói as paredes alveolares, rompendo a elasticidade e provocando a perda de tecidos fibrosos e musculares, tornando os pulmões menos complacentes.

Faz parte do tratamento dessa doença o aconselhamento sobre como evitar o tabagismo e a poluição do ar. Há a necessidade de medicamentos, tais como broncodilatadores, antibióticos, imunizações (gripe e pneumonia pneumocócica), hidratação adequada, fisioterapia respiratória e oxigenioterapia com ajustes baixos para elevar a pressão parcial de oxigênio.

Para ajudar a pessoa com DPOC, é necessário ajudá-la a preservar a função pulmonar e aliviar os sintomas tanto quanto possível quando estiver em quadro agudo. Em situação de ausência de sinais e sintomas, a ajuda se faz ao propor estratégias que aumentem a tolerância aos exercícios e previnam a perda da função pulmonar. Você poderá orientar o portador de DPOC a evitar ambientes quentes ou frios em excesso, o calor aumenta as necessidades corporais de oxigênio e o frio tende a provocar broncoespasmo. Caso ele seja fumante, você poderá orientar sobre os efeitos nocivos do fumo e que parar de fumar é condição essencial para a melhora.

A dispneia constante e a fadiga podem ser fatores que deixem irritado o portador de uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), levando-o ao pânico.

Realize a atividade abaixo para verificar sua assimilação sobre o aparelho respiratório e as doenças crônicas que podem assolá-lo. Isso é, preencha a palavra cruzada a seguir com base nos conhecimentos adquiridos aqui.

Créditos
Reibnitz Júnior, Ramos, Freitas S