3. Manejo Clínico

3.1. Manejo clínico: Síndrome Gripal em pacientes com condições e fatores de risco para complicações

Além dos medicamentos sintomáticos e da hidratação, está indicado o uso de fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) de forma empírica (NÃO SE DEVE AGUARDAR CONFIRMAÇÃO LABORATORIAL) para todos os casos de Síndrome Gripal que tenham condições e fatores de risco para complicações, independentemente da situação vacinal.

Esta indicação fundamenta-se no benefício que a terapêutica precoce proporciona, tanto na redução da duração dos sintomas quanto na ocorrência de complicações da infecção pelos vírus da Influenza em pacientes com condições e fatores de risco para complicações.

OBSERVAÇÃO: Em pacientes com condições e fatores de risco para complicações e com SRAG ), o antiviral ainda apresenta benefícios mesmo se iniciado após 48 horas do início dos sintomas (há estudos que indicam haver algum efeito benéfico na introdução terapêutica até 10 dias após início dos sintomas).

Os benefícios do antiviral já foram amplamente comprovados por estudos clínicos e observado no manejo clínico de pacientes durante a pandemia de 2009 e reforçado no protocolo da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e em consultas referendadas pela SBI, SBPT, AMIB, SBP, SBMFC e FEBRASGO.