1.2. Aspectos Clínicos

O período de incubação da Influenza dura de 1 a 4 dias. A transmissibilidade em adultos ocorre principalmente 24 horas antes do início dos sintomas e dura até 3 dias após o final da febre. Em crianças, pode durar em média 10 dias, podendo se prolongar por mais tempo em pacientes imunossuprimidos.

1.2.1. Sinais e sintomas

Infecção aguda das vias aéreas que apresenta quadro febril (temperatura ≥ 37,8°C), com a curva térmica usualmente declinando após 2 a 3 dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. A febre geralmente é mais acentuada em crianças do que em adultos. Os demais sinais e sintomas são habitualmente de aparecimento súbito. Alguns casos podem evoluir com complicações.

Podem ainda estar presentes:

As queixas respiratórias, com exceção da tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. A rouquidão e a linfadenopatia cervical são mais comuns em crianças. A tosse, a fadiga e o mal-estar frequentemente persistem pelo período de uma a duas semanas e raramente podem perdurar até por mais de seis semanas.

1.2.2. Complicações

A evolução da gripe (Influenza), geralmente tem resolução espontânea do quadro gripal em sete dias, embora a tosse, o mal estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas. Alguns casos podem evoluir com complicações.

As complicações mais comuns são: