Você sabia que, atualmente, os transtornos mentais considerados mais severos e com maior prevalência nas populações ocidentais são os transtornos bipolares maiores, transtornos mentais de natureza orgânica, demências, esquizofrenias, dependência de substâncias e certas formas de neurose, como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
O tratamento dos transtornos mentais severos tem, hoje, múltiplas abordagens, é executado por equipes multidisciplinares e tem por base o trabalho em rede.
A maioria dos transtornos mentais severos ainda é diagnosticada, tratada e acompanhada em serviços especializados. Entretanto, há um esforço para que se possa dividir parte das tarefas inerentes aos tratamentos, geralmente de longo prazo, requeridos pelos portadores destes transtornos. Para que isso ocorra, são necessárias estratégias de matriciamento; capacitação em saúde mental de profissionais da AP; estabelecimento de redes de saúde mental amplas, efetivas, eficientes e eficazes e o fortalecimento do trabalho a ser realizado em forma de rede.
Vamos conhecer a seguir os transtornos mentais severos mais prevalentes, clique e confira:
Não esqueça, um grande elemento terapêutico se fundamenta na intervenção psicossocial, com a criação e apoio de oportunidades de inserção comunitária, através da capitalização do talento do usuário e o fomento à solidariedade e à responsabilidade social por parte dos moradores da comunidade, das empresas e outros recursos comunitários.
E você, profissional da saúde, como tem se enxergado neste contexto?
É muito importante que você reflita sobre esta relação entre os conteúdos apresentados e sua prática profissional.
Para fechar este conteúdo, vamos colocar em prática alguns conceitos apresentados? Avalie seus conhecimentos a seguir.