Dispositivos de Atenção Psicossocial

 

A rede de saúde mental pode ser constituída por vários dispositivos assistenciais que possibilitem a atenção psicossocial aos pacientes com transtornos mentais, segundo critérios populacionais e demandas dos municípios.

Esta rede pode contar com ações de saúde mental na atenção básica, centros de atenção psicossocial (CAPS), serviços residenciais terapêuticos (SRT), leitos em hospitais gerais e ambulatórios, bem como com o Programa de Volta para Casa (Lei Federal 10.708/2003).

Clique no LOGO CAPS e confira a composição desta rede.

Esta rede deve funcionar de forma articulada, tendo os CAPS como serviços estratégicos na organização de sua porta de entrada e de sua regulação.

A Portaria SNAS nº 224 (Brasil, 1992) estabeleceu, para todo o país, as diretrizes de atendimento em saúde mental e as normas para o atendimento ambulatorial (unidade básica, centro de saúde, ambulatório CAPS/NAPS) e para o atendimento hospitalar (hospital dia/noite, serviço de urgência psiquiátrica, leitos ou unidades psiquiátricas em hospital geral e hospital especializado em psiquiatria).

Posteriormente, a Portaria GM nº 336 (Brasil, 2002) estabeleceu uma nova regulamentação dos serviços de atenção psicossocial e a denominação passou a ser somente Caps.

As atribuições dos CAPS I e II são idênticas, funcionando das 8h às 18h, em dois turnos. As diferenças referem-se, principalmente, ao número de profissionais de nível superior e técnico requisitados. Os CAPS III exercem todas as atividades que os CAPS I e II exercem, além de oferecerem assistência ambulatorial 24 horas, inclusive durante feriados e finais de semana, e possibilidades de atendimento emergencial e acolhimento noturno.A assistência ao paciente no CAPS inclui várias atividades, clique e veja:

Os pacientes que frequentam o serviço por quatro horas (um turno) têm direito a duas refeições. Os que frequentam por um período de oito horas (dois turnos) têm direito a três refeições.

E com tais informações, fechamos essa conversa sobre dispositivos de atenção psicossocial. Você conseguiu encontrar pontos relacionados ao seu dia a dia profissional? Esse é nosso maior intuito. Agora, coloque em prática os conhecimentos construídos realizando a autoavaliação a seguir.

Créditos
Spricigo, Tagliari e Oliveira