Coordenação Grupal: Aspectos Técnicos a Serem Considerados
Existem alguns aspectos técnicos importantes no que se refere à condução, às etapas da proposta de intervenção e às características pessoais consideradas importantes para a coordenação e cocoordenação de grupos.
Considera-se que a figura do coordenador de um grupo, em termos simbólicos, é similar à de um guarda de trânsito num grande cruzamento. Ou seja, o coordenador ocupa, na comunicação interpessoal, um lugar para onde convergem os diálogos, sendo sua função a distribuição das falas para todos que fazem parte de um grupo, estando atento às consequências dialógicas para a sustentação do tema grupal, na busca de um significado comum para todos os envolvidos.
Assim, o coordenador é um grande organizador de diálogos de sentido. Por isso é importante reconhecer as habilidades pessoais de comunicação interpessoal e aperfeiçoá-las tecnicamente para o melhor exercício desta função.
Considera-se que para melhor sustentar teórica e tecnicamente essa afirmação, torna-se necessário apresentar a Teoria da Pragmática da Comunicação Humana, proposta por Watzlawick et al. (1993), segundo a qual a comunicação afeta o comportamento, tendo implicações fundamentais nas relações interpessoais.
Segundo Watzlawick et al. (1993), constantemente as pessoas enviam e recebem uma diversidade de mensagens, por canais verbais ou não verbais, que necessariamente modificam ou afetam umas às outras. Quando duas pessoas interagem constantemente, reforçam e estimulam o que está sendo dito ou feito, de tal forma que o padrão de comunicação entre os participantes de uma interação define o relacionamento entre eles. Observa-se assim que a importância das mensagens não está vinculada somente à questão de comunicar algo, mas também, e especialmente, à influência que ela exerce no comportamento e nas atitudes das pessoas em interação.
Da teoria mencionada e para fins de coordenação de grupos, destacam-se os cinco axiomas que delineiam o processo de comunicação:
Pelo visto, você está se saindo muito bem em seu processo de aprendizagem. Aqui você explorou tudo sobre a coordenação grupal e os aspectos técnicos a serem considerados.
Agora é só conferir os conhecimentos retidos fazendo uma autoavaliação. Vamos lá!