Participação Comunitária no Âmbito da Educação em Saúde

 

Entender como a participação comunitária deve ser concebida no âmbido das práticas educativas em saúde é fundamental paraque as mesmas sejam construídas em bases críticas, libertadoras, dialógicas e transformadoras de realidade.

É de extrema importância o conhecimento das sete teses que o autor Briceño-León apresenta em sua obra ‘Siete tesis sobre la educación sanitaria para la participación comunitaria’. No Brasil, obra publicada em Caderno de Saúde Pública, v. 12, n. 1, p. 7-30, 1996.

Essas teses são propostas para fomentar a participação comunitária no âmbito da educação em saúde. São essas as seguintes teses. Clique nas abas do diagrama a seguir para conhecer, respectivamente, cada uma dessas teses.

Saiba mais:

Os diferentes modos de trabalhar com grupos estão detalhados no Módulo Trabalhando com Grupos na Estratégia Saúde da Família.

Para aprofundar o tema abordado, recomendamos a leitura: BRICEÑO-LEÓN, R. Siete tesis sobre la educación sanitaria para la participación comunitaria. Caderno de Saúde Pública, v. 12, n. 1, p. 7-30, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

Realize a atividade a seguir para verificar se as compreendeu adequadamente as sete teses aqui apresentadas.

Créditos
Verdi, Buchele, Tognoli