A Metodologia Problematizadora

 

A metodologia problematizadora se utiliza de princípios pedagógicos que se consolidam na sua aplicação. Nesse contexto, utilizaremo-nos da sistematização elaborada por Bordenave denominada de “Arco de Maguerez”, que contempla no seu desenvolvimento as seguintes etapas: identificação do problema, dos pontos-chave, teorização, hipótese de solução e aplicação à realidade.

Nas abas do quadro a seguir encontram-se as etapas do “Arco de Maguerez” de autoria de Juan Bordenave (1996). Nessas abas, tais etapas estão direcionadas à área da saúde, afinal esse é o nosso foco de estudo. Mas, fique sabendo que tais etapas podem ser utilizadas, segundo a corrente teórica a que pertencem, em qualquer situação de educação.

Perceba que tais etapas seguem numeradas: essa numeração indica a ordem em que elas devem ocorrer. Assim, a etapa numerada como ‘I’ é a primeira delas, e assim sucessivamente até chegar à última, à ‘V’. Clique em cada uma dessas abas para ter acesso ao significado de, respectivamente, cada uma delas.

 


Figura 1: Arco de Marguerez.

 

Créditos
Verdi, Buchele, Tognoli