UFMA - Especialização em Atenção Básica
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando UFMA - Especialização em Atenção Básica por Palavras-chave DeCS " ASSISTÊNCIA À SAÚDE "
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Trabalho de conclusão de cursoAtenção aos cuidados pré-natal na unidade básica de saúde de Cidade Nova, Natal, Rio Grande do NorteCavalcanti, Camila de Paiva; Melo, Andiara Garcez de Souza Silva deA assistência pré-natal é um importante componente da atenção à saúde das mulheres no período da gravidez ao puerpério, devendo ser feita através da introdução de medidas acolhedoras, ações educativas e preventivas, estabelecimento de vínculo e acessibilidade aos serviços de saúde. O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento (PHPN) são importantes ferramentas educativas no atendimento às gestantes, facilitando o acesso e assistência do pré-natal ao puerpério. A dificuldade de adesão ao pré-natal se dá pelo desconhecimento da sua importância, dificuldade de acesso e problemas pessoais. A acolhida gerou boa adesão às palestras e rodas de conversas, o que rendeu uma melhora na assiduidade nas consultas de pré-natal. Concluímos que a Unidade de Saúde necessita de suporte da equipe do NASF para complementar a atividade médica e de enfermagem.
- ÁudioAtendimento da demanda espontânea: principais orientações para a Atenção Primária à Saúde(2022) Universidade Federal do Maranhão, UNA-SUS/UFMA; Cunha, Caio Visalli Lucena da; Monier, Elza Bernardes; Cunha, Caio Visalli Lucena da; Ribeiro, Letícia Iane de Holanda; Silveira, Rayanne; Oliveira, Ana Emilia Figueiredo de; Sousa, Cadidja Dayane; Araújo, Amanda Rocha; Garcia, Paola Trindade; Teixeira, Mário Antonio Meireles; Silva, Cláudia Brandão Gonçalves; Carletto, Amanda Firme; Silva, Beatriz Zocal da; Silva, Michelle Leite da; Saldanha, Naassom; Araújo, Vitória Regina de Alencar; Guimarães, TalitaEste recurso educacional compõe o curso Cuidado em Situações Frequentes de Dor ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um podcast com objetivo de levar o ouvinte compreender sobre a avaliação de risco e vulnerabilidade e organização do processo de trabalho das equipes de atenção primária para o atendimento da demanda espontânea. Além deste, há mais recursos relacionados ao curso fornecendo conteúdos interessantes para a formação de profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, especialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
- TextoCuidado integral à saúde da criança com deficiência(2020-01-14) Gléria, Jordana Santos Cardoso; Gléria, Jordana Santos Cardoso; Oliveira, Juliana Santos Aires de; Lima, Steffi Greyce de Castro; Garcia, Paola Trindade; Santos, Ângela Pinto dos; Meireles, Bethânia Ramos; Veiga, Marly Maria Lopes; Lima, Melquia Cunha; Pereira, Fabiana SerraEste recurso educacional compõe o curso Saúde da Pessoa com Deficiência na Infância ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um PDF com objetivo de levar o leitor a compreender o cuidado integral à saúde da criança com deficiência na Atenção Básica, o Papel da Atenção Básica no cuidado integral à criança com deficiência (práticas de acolhimento, práticas terapêuticas, práticas coletivas, práticas educativas, atendimento domiciliar, identificação das necessidades) e as f erramentas para gestão do cuidado à criança com deficiência (clínica ampliada, apoio matricial, projeto terapêutico singular, articulação do NASF com os outros pontos da rede de atenção, articulação intersetorial). Além deste, há mais recursos relacionados à saúde da pessoa com deficiência na infância fornecendo conteúdos interessantes para a formação de profissionais da Atenção Básica.
- TextoEquipamentos coletores e produtos adjuvantes para o cuidado em estomias(2022) Universidade Federal do Maranhão, UNA-SUS/UFMA; Moraes, Juliano Teixeira; Monier, Elza Bernardes; Moraes, Juliano Teixeira; Oliveira, Ana Emilia Figueiredo de; Chagas, Deysianne Costa das; Garcia, Paola Trindade; Teixeira, Mário Antônio Meireles; Farias, Bruno Serviliano Santos; Lira, Amanda Oliveira do Vale; Gonçalves, Angelo Roberto; Costa, Denise Maria Rodrigues; Aguiar, Diogo do Vale de; Tavares, Flávia da Silva; Silva, Tayse Garcia daEste recurso educacional compõe o curso Atenção à Saúde da Pessoa com Estomia ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um livreto em PDF com objetivo de apresentar ao leitor os equipamentos coletores, os produtos adjuvantes para o cuidado em estomias e as ações de cuidado com o equipamento coletor. Além deste, há mais recursos relacionados ao curso fornecendo conteúdos interessantes para a formação de profissionais do SUS envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, inclusive os profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.
- TextoFluxograma de atendimento e avaliação em casos de queimadura na demanda espontânea da APS(2022) Universidade Federal do Maranhão, UNA-SUS/UFMA; Vaz, Carlos Henrique Martinez; Monier, Elza Bernardes; Vaz, Carlos Henrique Martinez; Pereira, Jackeline Mendes; Nascimento, Emanuelle Christina Pereira; Oliveira, Ana Emilia Figueiredo de; Carmo, Cadidja Dayane Sousa do; Chagas, Deysianne Costa das; Garcia, Paola Trindade; Teixeira, Mário Antônio Meireles; Farias, Bruno Serviliano Santos; Simaan, Carolina Vaccari; Fonseca, Rosany Ferreira Rios; Silva, Janainna Nogueira da; Dutra, Débora; Albuquerque, Emanuelle Carvalho Brasil de; Carletto, Amanda Firme; Silva, Beatriz Zocal da; Almeida, Erika Rodrigues de; Silva, Michelle Leite da; Santos, Wendy Rayanne Fernandes dos; Sousa, Flávia Nogueira e Ferreira de; Melo, Ana Cristina Martins de; Agripino, Nathalie Alves; Silva, Cláudia Brandão Gonçalves; Sousa, Talita Guimarães SantosEste recurso educacional compõe o curso Cuidado aos Pacientes Vítimas de Queimadura ofertado pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de um livreto em PDF com objetivo de levar o leitor compreender os fluxos de atendimento, as diretrizes para a avaliação e o manejo pela equipe de saúde diante de um paciente com queimadura, o que contribuirá para um diagnóstico mais preciso e iniciar os cuidados a pacientes queimados na APS. Além deste, há mais recursos relacionados ao curso fornecendo conteúdos interessantes para a formação de profissionais de saúde e gestores que atuam na APS, especialmente médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
- Trabalho de conclusão de cursoImplantação de grupo de combate ao tabagismo na unidade de estratégia da saúde da família no bairro de Felipe Camarão, Município de NatalPascoal, Edpo Kadu Souza; Belforf, Ilka Kassandra PereiraO tabagismo é a maior forma isolada e evitável de morbimortalidade precoce no mundo e, assim como outras drogas, gera dependência física, psicológica e comportamental. O Programa para Cessação de Tabagismo elaborado pelo Ministério da Saúde juntamente com o Instituto Nacional do Câncer, destina-se a ajudar os participantes a deixar de fumar. O município de Natal adotou o programa como meta, tendo algumas unidades de saúde como referência, porém com um número insuficiente em relação a quantidade de pacientes que manifestam o desejo de parar de fumar, surgindo a necessidade de implantação de Grupos de Combate ao Tabagismo em toda a rede, incluindo o bairro de Felipe Camarão. Para alcançar os objetivos, toda Equipe de Saúde da Família deve ser capacitada, buscando ativamente os fumantes que desejam parar com o tabagismo, com abordagem multidisciplinar e integrada implantar grupos para diminuir o tabagismo e a morbimortalidade associada ao hábito de fumar.
- TextoOrientações aos familiares e cuidadores das pessoas com TEA(2023) Universidade Federal do Maranhão, UNA-SUS/UFMA; Guedes, Tâmara Albuquerque Leite; Monier, Elza Bernardes; Guedes, Tâmara Albuquerque Leite; Silva, Diego da Silva e; Freire, Artemis Lisboa; Oliveira, Ana Emilia Figueiredo de; Santos, Donny Wallesson dos; Chagas, Deysianne Costa das; Garcia, Paola Trindade; Teixeira, Mário Antônio Meireles; Farias, Bruno Serviliano Santos; Silva, Cícero Kaique Pereira; Flávia da Silva, Tavares; Lira, Amanda Oliveira do Vale; Gonçalves, Angelo Roberto; Costa, Denise Maria Rodrigues; Teixeira, Ana Priscila da Silva; Costa, Luane Carvalho; Mendonça, Renata Barros; Sousa, Talita Guimarães SantosEste recurso instrutivo compõe os recursos extras do Programa Atenção à Pessoa com Deficiência 1: Transtorno do Espectro Autista (TEA) produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata-se de uma cartilha em PDF abordando as orientações voltadas aos familiares e cuidadores de pessoas com TEA. Além deste, há mais de 100 recursos relacionados à temática Atenção à Pessoas com Deficiência, fornecendo conteúdos interessantes voltados para o público em geral.
- Trabalho de conclusão de cursoProjeto de intervenção para o controle do diabetes mellitus e suas complicações em pacientes de uma unidade básica de saúde na cidade de Inhuma-PIBonfim, Indhevysk Dantas de Carvalho; Belford, Ilka Kassandra PereiraO Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada por um estado de hiperglicemia e, apesar da prevalência crescente, apresenta baixas taxas de controle, constituindo-se um dos mais importantes problemas de saúde pública. Este trabalho de intervenção será desenvolvido pela Equipe de Saúde da Família da unidade de saúde do Forte e objetiva melhorar o controle do diabetes e suas complicações. Inicialmente, será feito um levantamento do número de pacientes diabéticos cadastrados e rastreamento de grupos de risco para diagnóstico precoce de novos casos. Será priorizada uma abordagem educativa junto aos pacientes com a realização de palestras e atendimentos individuais, assim como realização de exames para rastreio de complicações secundárias e avaliação do controle glicêmico. Com a implementação deste plano, espera-se um aumento do número de diabéticos cadastrados e maior porcentagem de pacientes com níveis glicêmicos controlados, aumentando a adesão dos pacientes ao tratamento medicamentoso e incentivando hábitos de vida saudáveis.
- Trabalho de conclusão de cursoProposta para melhorias no Programa de Pré-Natal e Puerpério da Unidade Básica de Saúde Laurença Abreu da Silva, Baixa Grande, Município de União - PiauíRibeiro, Débora Cury; Ferreira, Marjane SoaresNo Brasil o pré-natal é considerado de baixa eficácia e as deficiências encontradas revelam um importante problema de saúde pública, sendo relacionadas aos altos índices de mortalidade materna no país. Desta forma, pretende-se com esta intervenção promover melhorias na atenção ao pré-natal e puerpério, como estratégia, a equipe foi capacitada sobre o tema, também foram mapeadas as gestantes e puérperas de risco, realizadas ações de promoção e prevenção da saúde do pré-natal e puerpério por meio de: vacinas, exames complementares, palestras e entregas de folder. Foi estabelecido que as gestantes devem ter prioridade no atendimento, principalmente nas intercorrências, garantindo o atendimento no mesmo dia da solicitação e registro em ficha de atendimento, facilitando o monitoramento. Portanto, fica evidente que para atuar na atenção primária é necessário reconhecer a realidade local, realizar um planejamento de acordo com essa realidade e engajar a equipe a um propósito comum.