Universidade Federal do Pará (UFPA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Universidade Federal do Pará (UFPA) por Palavras-chave DeCS " Atenção Primária à Saúde "
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Trabalho de conclusão de cursoADESÃO A TERAPIA NÃO MEDICAMENTOSA: UM DESAFIO NA ATENÇÃO BÁSICABarbosa, Pamella Fonseca; Pires, Carla Andréa AvelarA hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o diabetes mellitus (DM) são doenças com alta prevalência na população atual, sendo fatores de risco para doenças graves, e vistas, hoje, como problemas relevantes de saúde pública. O objetivo desse estudo é promover uma maior adesão dos pacientes à terapia não medicamentosa. Para isso foram realizados workshops sobre alimentação saudável e exercícios físicos no processo de adoecimento, após isso 20 participantes que se propuseram a realizar a mudança de estilo de vida (MEV), tiveram seus sinais vitais aferidos e preencherão um questionário para avaliar a qualidade de vida. Verificou-se que 60% dos pacientes referiram não realizar uma alimentação saudável e 90% nunca realizou exercício físico, inicialmente, 45% dos pacientes relataram que a prática de exercício era nada importante para saúde e 40% nada importante para o tratamento da HAS e DM2, verificou-se significativa melhora na conscientização após a intervenção, onde apenas 5% continuaram achando nada importante em ambos os questionamentos. A conscientização é fundamental para a maior adesão a MEV, fundamental no tratamento da HAS e DM2, e a atenção básica de saúde torna-se fundamental para alcançar o público alvo, através de medidas simples e eficazes de educação.
- Trabalho de conclusão de cursoEDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE BOA ALIMENTAÇÃO E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE PARA UMA COMUNIDADE DE ANANINDEUA-PARODRIGUES, ARTHUR GOMES; Pires, Carla Andréa AvelarObjetivo: conhecer o perfil alimentar dos pacientes e implementar ações educativas sobre boa alimentação para uma comunidade de Ananindeua-PA atendidas pela ESF Jardim Nova Vida. Metodologia: o projeto de intervenção foi elaborado a partir do Planejamento Estratégico Situacional – PES, na qual, foram executas duas fases de trabalho para melhorar o nível de conhecimento da população. Para a primeira etapa, uma busca de dados epidemiológicos sobre o perfil nutricional de pacientes da atenção básica de Ananindeua-Pa, os quais serão de relevância nas atividades. Na segunda fase, será feita uma abordagem de Educação em Saúde a respeito do tema, sendo um momento de atualização de conhecimento também dos profissionais da ESF. Resultados: foi observado o consumo sem qualquer tipo de restrição ou orientação na maioria dos casos, pobre em fibras, ausência de algumas refeições, entre outros aspectos. Conclusão: apesar da pandemia causada pelo novo Coronavírus em 2020 com a impossibilidade de ações de Educação em Saúde, reconhece-se que tais dados obtidos são relevantes acerca do conhecimento epidemiológico da ESF, bem como são de suma importância para direcionar as atividades educativas futuras na comunidade.
- Trabalho de conclusão de cursoGRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Educação e prevenção na Unidade Básica de Vila Nazaré, Município de Pacajá ParáSOUZA, ADRIANO DE OLIVEIRA; Lopes, Leidiana de Jesus SilvaO presente trabalho trata-se de um projeto de intervenção a ser realizado na Vila Nazaré, situado no município de Pacajá-PA, que tem sua população assistida pela UBS Vila de Nazaré. Uma questão crescente nos últimos anos na Vila, é a gravidez não planejada na adolescência, relatada pelos profissionais de saúde que compõem a equipe da UBS, constituindo um importante problema de saúde pública. Objetivo: realizar uma intervenção de educação em saúde acerca da gravidez na adolescência com adolescentes e famílias assistidas pela UBS Vila de Nazaré. Metodologia: trata-se de um projeto de intervenção que baseou-se no levantamento de problemas no módulo de Planejamento e Gestão do curso de Especialização em Saúde da Família, e será realizada a partir de uma capacitação com os profissionais em saúde da UBS, realização de rodas de conversa e palestras, além da captação das gestantes adolescentes através de visitas domiciliares para realização do pré-natal e, por fim, será realizada a análise dos relatórios das atividades e escrita de um relato de caso. A população do estudo serão adolescentes e seus familiares, utilizando como variáveis a idade (14 a 18 anos) e familiaridade com adolescentes. Resultados esperados: pretende-se trabalhar a reflexão e o autocuidado em relação à gravidez precoce na adolescência, mostrar a importância do acompanhamento pré-natal, proporcionando um (...)
- TextoQUESTIONÁRIO INFRAESTRUTURA, AMBIÊNCIA E FUNCIONAMENTO DA ATENÇÃO BÁSICAFujishima, Mayumi Aragão; Castelo-Branco, SocorroO questionário tem por objetivo ampliar sua compreensão acerca da unidade de saúde na qual você está inserido (a), bem como firmar seus conhecimentos sobre os parâmetros vigentes de infraestrutura, ambiência e funcionamento da Atenção Primária, preconizados na Política Nacional de Atenção Básica, no Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde e nas orientações do Ministério da Saúde para UBS Fluvial.
- Trabalho de conclusão de cursoTRATAMENTO DA TUBERCULOSE: Uma abordagem primária da estratégia saúde da famíliaPEREIRA NETO, CARIOLANDO RAMOS; Figueiredo, Maria Tereza SanchesA tuberculose é um dos problemas encontrados na saúde pública que demanda uma abordagem qualificada dos profissionais de saúde para que se obtenha sucesso durante o tratamento. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo central realizar intervenção educativa a respeito da tuberculose, através da capacitação e qualificação dos profissionais da atenção básica, bem como de implementar estratégias de acolhimento e acompanhamento regular dos pacientes diagnosticados. A metodologia utilizada foi descritiva, tendo como fundamentos artigos científicos, também nos Manuais do Ministério da Saúde, na Linha Guia do Pará e no SciELO. O trabalho mostrou que para fazer o tratamento da tuberculose era necessário ter uma assistência integral de todos profissionais da atenção básica desde o primeiro contato na unidade, e que a carência de profissionais capacitados e qualificados dificultava o tratamento da doença sem desistência dos diagnosticados com a tuberculose.