Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) por Título "A importância da alimentação no controle da dislipidemia"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Trabalho de conclusão de cursoA importância da alimentação no controle da dislipidemiaOliveira, Juliana Borges de; Monteiro, Tania SalgadoTrata-se de um projeto baseado em minha experiência clínica como médica de Saúde da Família e Comunidade na Unidade de Saúde de Carvão, em Campos dos Goytacazes/RJ, o qual foi identificado um alto índice de casos de dislipidemia, que é caracterizada por achado de níveis anormais de lipídeos e lipoproteínas no sangue, nas consultas de rotina. Com vistas ao tratamento não farmacológico, quando possível, através da orientação alimentar, adesão a uma adequada terapia nutricional e mudança no estilo de vida de indivíduos dislipidêmicos adultos, maiores de 20 anos e levando-se em consideração a situação socioeconômica do território, foram realizadas roda de conversas, promovidas nesta Unidade de Saúde, com utilização de panfletos informativos, participação da população e da Equipe de Saúde da Família e durante as consultas médicas, a fim de diminuir um importante fator de risco modificável de doença arterial coronariana, e assim, como consequência, obterem uma redução no uso medicamentoso para tal finalidade e adoção de prática de alimentação saudável na população local.
- Trabalho de conclusão de cursoA importância da alimentação no controle da dislipidemiaOliveira, Juliana Borges de; Reigada, Carolina Lopes de LimaTrata-se de um projeto baseado em minha experiência clínica como médica de Saúde da Família e Comunidade na Unidade de Saúde de Carvão, em Campos dos Goytacazes/RJ, o qual foi identificado um alto índice de casos de dislipidemia, que é caracterizada por achado de níveis anormais de lipídeos e lipoproteínas no sangue, nas consultas de rotina. Com vistas ao tratamento não farmacológico, quando possível, através da orientação alimentar, adesão a uma adequada terapia nutricional e mudança no estilo de vida de indivíduos dislipidêmicos adultos, maiores de 20 anos e levando-se em consideração a situação socioeconômica do território, foram realizadas roda de conversas, promovidas nesta Unidade de Saúde, com utilização de panfletos informativos, participação da população e da Equipe de Saúde da Família e durante as consultas médicas, a fim de diminuir um importante fator de risco modificável de doença arterial coronariana, e assim, como consequência, obterem uma redução no uso medicamentoso para tal finalidade e adoção de prática de alimentação saudável na população local.