Navegando por Autor: "Coelho, Elza Berger Salema"
- Navegar por
- Instituição
- Título
- Palavras-chave DeCS
- Area Temática
- Público-alvo
- Autores
61 RESULTADOS
(14 a 33)
-
Delziovo, Carmem Regina21/Mar/2014Tópico 1 – Bases conceituais do Apoio Matricial O tópico apresenta o apoio matricial como modelo de produção de saúde de forma compartilhada, realizado por profissionais de ESF apoiados pelos NASFs, com intervenções terapêuticas e pedagógicas, de modo a romper a visão fragmentada tradicional. Mostra a necessidade de trabalho interdisciplinar po...
-
Bolsoni, Carolina Carvalho14/May/2014O tópico mostra que a elaboração do portfólio resultará em um TCC, apresentando o detalhamento de sua construção que parte da reflexão, de vez que é processual, registrando as mudanças do aluno, os objetos de sua aprendizagem e sua avaliação progressiva individual. Apresenta, também, questões que orientam a construção do portfólio e sua importân...
-
Lindner, Sheila Rubia14/May/2014O tópico mostra que a elaboração do portfólio resultará em um TCC, apresentando o detalhamento de sua construção que parte da reflexão, de vez que é processual, registrando as mudanças do aluno, os objetos de sua aprendizagem e sua avaliação progressiva individual. Apresenta, também, questões que orientam a construção do portfólio e sua importân...
-
Coelho, Elza Berger Salema11/Jul/2012No objeto Estudar em EaD é demonstrado a diferença entre estudar e aprender. É explicado que o aluno é o protagonista do processo de ensino e aprendizagem, as habilidades e qualidades que o aluno deve cultivar para superar os desafios de aprender na metodologia de educação a distância. Foi destacado que disciplina, autonomia e colaboração são pa...
-
Boing, Alexandra Crispim28/Oct/2012Este objeto começa comentando sobre o que precisa ser declarado a respeito das intenções do investigador, além de frisar que os objetivos devem garantir uma relação íntima com o problema da investigação, não devendo extrapolar os limites estabelecidos na especificidade do tema. Segue abordando a possibilidade de definir um objetivo geral e depoi...
-
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de09/Apr/2014Tópico 1 – Como formular um projeto terapêutico singular. O tópico apresenta possibilidades para a efetivação do PTS mostrando, por meio de esquema, o processo geral em quatro movimentos e as suas etapas articuladas, conforme a Portaria MS 2488/11, e a concepção sobre planejamento em saúde, privilegiando o compartilhamento da compreensão do prob...
-
Coelho, Elza Berger Salema11/Jul/2012Nesse objeto são expostos alguns conceitos sobre a metodologia de educação a distância, onde são destacadas as principais diferenças entre ensino presencial e a distância. É abordado a multidisciplinaridade envolvida em um curso EaD e dos agentes de conteúdo, produção de material e de orientação a aprendizagem atuantes nesse tipo de projeto. Uni...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Jun/2012Neste objeto são mostrados alguns detalhes do Curso de Especialização em Saúde da Família; é informado que objetivo principal é especializar equipes de profissionais de saúde para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS); é destacado que a metodologia utilizada é problematizadora com a educação no trabalho e que ao final do curso de especializ...
-
Boing, Alexandra Crispim28/Oct/2012O objeto inicia definindo o termo conhecimento e ressalta que nem todo conhecimento é científico, atentando para o fato de aquilo que se conhece, refere-se ao que é chamado de dado, e coloca a definição de dado como símbolo ou código decifrável por quem conhece seus significados, portanto, serve como base ou fonte de informações, explanando aind...
-
Coelho, Elza Berger Salema04/Aug/2015A unidade mostra que importantes estudos sobre violência, principalmente perpetrada contra a mulher, surgiram nas últimas décadas, atestando a gravidade do problema no âmbito da saúde pública, suas consequências físicas e psíquicas. Apresenta: a definição de violência, segundo a OMS; as diferentes teorias para entender a violência, privilegiand...
-
Miranda, Fernanda Alves Carvalho de09/Apr/2014Tópico 1 - Educação permanente em saúde e desenvolvimento do projeto terapêutico singular O tópico apresenta os objetivos da Política Nacional de Educação em Saúde, visando não apenas a capacitação de profissionais, mas também uma reflexão contínua sobre e para ações abrangentes de aprendizagem coletiva, compartilhando saberes, estabelecendo no...
-
Coelho, Elza Berger Salema11/Jul/2012No objeto é mostrado que o curso está estruturado em módulos independentes que são integrados em 3 eixos direcionadores, mais um módulo transversal que trata da metodologia de trabalho de conclusão de curso – TCC. Na sequência é esclarecido que os alunos serão acompanhados por uma equipe de tutores para apoio pedagógico. E por último, são destac...
-
Boing, Alexandra Crispim28/Oct/2012O objeto começa citando que nossa curiosidade é desafiada quando não encontramos respostas satisfatórias para as situações ou fatos que nos intrigam e que geralmente isso ajuda a delinear o tema de interesse a ser estudado. Pondera sobre os meios do desenvolvimento do tema: prática assistencial, investigação, ou ainda, revisão de literatura sobr...
-
Warmling, Deise11/Mar/2022Trata-se de um capítulo do livro "Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS". Para qualificar o fazer profissional na atenção básica, desenvolveu-se o Curso Multiprofissional em Saúde da Família na Atenção Básica, destinado às Equipe de Saúde da Família (ESF)...
-
Boing, Alexandra Crispim28/Oct/2012Este objeto começa colocando a relevância das diversas abordagens do conhecimento científico, entre elas, a de que ele pode ser tomado como uma importante ferramenta para a leitura da realidade. Segue definindo realidade como a propriedade do que é real, sendo ou não perceptível, acessível ou entendido pelo homem, ciência, filosofia ou qualquer ...
-
Boing, Alexandra Crispim28/Oct/2012O objeto começa explicando o levantamento bibliográfico preliminar como fundamentação teórica ou conceitual para o embasamento que o pesquisador irá adotar, ele conta com as perspectivas sobre o tema, entendimento do autor do estudo e de autores consagrados, além de demonstrar o nível de conhecimento sobre o tema. Segue recomendando o uso de uma...
-
Coelho, Elza Berger Salema06/Aug/2015Aborda o histórico e as principais diretrizes da Política Nacional de Humanização – PNH/SUS, seus avanços e fragilidades –, enfatizando o sentido de humanização nesse contexto e mostrando a importância de realizar melhoria e qualificação das condições de trabalho dos profissionais da saúde para, de fato, oferecer atendimento e ambiente acolhedor...
-
Boing, Alexandra Crispim28/Oct/2012O objeto inicia abordando a necessidade de discutir a importância do tema e seu significado, além dos motivos que justificam a realização do estudo. Explica no que consiste a justificativa e mostra a relevância de situar o tema num contexto teórico-prático, fomenta expor as dificuldades encontradas e a necessidade de se continuar produzindo conh...
-
Coelho, Elza Berger Salema13/Jun/2012Nesta apresentação, vamos conhecer detalhadamente o Curso de Especialização em Saúde da Família, seus objetivos, perfil do profissional, referencial pedagógico, estrutura e funcionamento, como ainda a avaliação de aprendizagem.
-
Coelho, Elza Berger Salema22/Nov/2016Caro aluno, apresentamos neste primeiro módulo o Curso de Especialização Multipro ssional na Atenção Básica. Você conheceu o curso que é oferecido a distância e fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Ele é destinado a pro ssionais de nível superior da área da saúde ...