- Navegar por
- Instituição
- Título
- Palavras-chave DeCS
- Area Temática
- Público-alvo
- Autores
38 RESULTADOS
(21 a 38)
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014Neste tópico, são apresentados os três eixos integradores que constroem os módulos de aprendizagem, atendendo às necessidades da formação de especialistas em Saúde de Família. O primeiro oferece informação e fundamentação teórica para reconhecimento da realidade da comunidade, da Unidade Básica de Saúde, da equipe, do sistema de coleta de inform...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014O tópico mostra como estudar em de cursos a distância, abordando o conceito de aprendizagem, norteador do curso, que entende educação como processo de interação, colaborativo e transformador, envolvendo, no caso da EaD, a apropriação tecnológica do conhecimento, via internet, em ambiente virtual. Tal processo, centrado na figura do aluno, respon...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014Tópico 1 – Dinâmica do Curso Este tópico apresenta a dinâmica do curso, com seu modelo de mídias integradas que visam à construção coletiva do conhecimento do estudante por meio da interação entre a educação e o trabalho, bem como ao aprofundamento teórico dos temas tratados, o desenvolvimento das expressões oral e escrita e à reflexão sobre a ...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014O tópico aborda o referencial pedagógico, apresentando a opção do curso pela pedagogia problematizadora e pela educação para o trabalho, promovendo uma visão contextualizada do indivíduo com vistas a equilibrar a preocupação com parâmetros técnicos e a atuação mecânica, comum na área de saúde, procurando, assim, levar o profissional a questionar...
-
Coelho, Elza Berger Salema21/Mar/2014No tópico, são mostrados o objetivo do curso e o perfil do profissional a ser por ele formado. Atendendo às intenções da Atenção Básica, da Política Nacional de Saúde, é apontado o foco do curso na formação de profissionais capacitados a atuar, junto ao SUS, em programas de dimensão nacional que promovem atenção, cada vez maior e melhor qualific...
-
Coelho, Elza Berger Salema11/Mar/2014Este primeiro módulo será para conhecer a dinâmica do Curso de Especialização Multiprofissional em Saúde da Família que será realizada no contexto de seu campo profissional, mais especificamente os processos avaliativos que fazem parte dessa proposta, reforçando a coerência com o projeto pedagógico do curso, valorizando a contextualização teóric...
-
Lindner, Sheila Rubia22/Nov/2016Neste módulo você teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre a pesquisa e o conhecimento científico, além de estudar de maneira mais aprofundada como elaborar um plano de intervenção, proposta que será desenvolvida no seu trabalho de conclusão de curso.
-
Lindner, Sheila Rubia04/Dec/2019Neste módulo você teve a oportunidade de conhecer um pouco sobre a pesquisa e o conhecimento científico, além de estudar de maneira mais aprofundada como elaborar um plano de intervenção, proposta que será desenvolvida no seu trabalho de conclusão de curso.
-
Lindner, Sheila Rubia09/Apr/2014Este material busca fornecer fundamentação teórica, sistematização da metodologia do trabalho científico como suporte para a construção do portfólio e orientação técnica-metodológica para elaboração do TCC.
-
Delziovo, Carmem Regina21/Mar/2014Tópico 1 – Implantação do modelo de Apoio Matricial em Saúde Mental no Município de Florianópolis, Santa Catarina O tópico relata a experiência premiada, no Concurso Nacional de Experiências e Saúde da Família, do Ministério da Saúde em 2008, da implantação do modelo de apoio matricial em centros de saúde, em processo de corresponsabilidade das...
-
Lindner, Sheila Rubia14/May/2014Tópico 1 – Definições O tópico define portfólio como instrumento contendo as diferentes produções do aluno, realizadas durante o curso, expressando sua aprendizagem, reflexões e dúvidas, que expressam o processo de aprendizagem. Define a prática pedagógica relacionada ao portfólio como metacognição. Apresenta o conceito de avaliação relativo a ...
-
Coelho, Elza Berger Salema04/Aug/2015A unidade apresenta: a caracterização e diferenciação entre os diversos tipos de violência entre parceiros íntimos: física, psicológica e comportamento controlador, destacando que compreendem a agressão e a intenção de agredir; as diferentes formas de violência física e os tipos de atos mais frequentes e da maior incidência de homens como autore...
-
Coelho, Elza Berger Salema13/Apr/2022Trata-se de um capítulo do livro "II Relato de experiências em tecnologias educacionais do Sistema UNA-SUS 2015". Neste capítulo apresentaremos a experiência da construção e implementação de um sistema online para a elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), utilizada no Curso de Especialização na Atenção Básica, oferecido aos profissio...
-
Lindner, Sheila Rubia14/May/2014O tópico explica que TCC, uma monografia acadêmica, é o trabalho para avaliação de final de curso que contempla a diversidade de formações universitárias, elaborado sob a orientação de um professor responsável, sendo item indispensável para a certificação do curso. Explica que, no curso em questão, o TCC parte diretamente do portfólio. Do TCC re...
-
Coelho, Elza Berger Salema19/Dec/2013Este objeto inicia apontando que somente a partir da resolução WHA 49.25, promulgada em 1996 pela Assembleia Mundial de Saúde é que a violência deixou de ser vista como um fenômeno social e passou a ser determinada como um problema de saúde pública. Mostra então um quadro com quatro pontos importantes sobre violência contra o idoso e lembra aind...
-
Coelho, Elza Berger Salema13/Jun/2012Você terá acesso nesse módulo a conteúdos sobre violência relacionada à criança, mulher e idosos. O texto aborda assuntos referentes aos diferentes tipos de violência, às lesões que indicam sinais de abuso, além de discutir as redes de apoio às vítimas. O profissional da Equipe de Saúde da Família precisa estar atento e observar regularmente as ...
-
Coelho, Elza Berger Salema03/Dec/2019Neste curso, convidamos você a conhecer as definições de violência e suas diferentes classificações, considerando especialmente os tipos de violência que ocorrem entre parceiros íntimos. As informações apresentadas trazem aos profissionais da Atenção Básica subsídios para a compreensão dos diferentes tipos de violência e dos atos violentos que ...
-
Coelho, Elza Berger Salema28/Jan/2015O PDF apresenta a proposta e o objetivo do módulo que consta, na primeira unidade, das definições de violência e das teorias para entendê-la como fenômeno com raízes sociais e como grave problema de saúde pública, caracterizando os diferentes tipos de violência – em geral e entre parceiros íntimos, classificada essa última como: física, psicológ...