Página de busca
Refinar busca
- Area Temática
- 99 Atenção Primária / Saúde da Família
- 73 Educação em Saúde
- 52 Políticas de Saúde e Planejamento
- 38 Promoção da Saúde
- 30 Doenças Crônicas
- . próximo >
- Público-alvo: ocupação
- 148 Cirurgiões-dentistas
- 147 Médicos clínicos
- 126 Nutricionistas
- 122 Fisioterapeutas
- 99 Fonoaudiólogos
- . próximo >
- Tipo de recurso
- 190 Texto
- 1 Animação
- 1 Slide/Apresentação
192 RESULTADOS (1 a 10)
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)03/Dec/2019conteúdo deste curso visa oportunizar a identificação e a compreensão da violência entre parceiros íntimos no processo de trabalho dos profissionais na Atenção Básica. Convidamos você a refletir sobre a sua prática e as possibilidades de atuar frente a esta problemática ainda pouco visível , no contexto de atuação dos profissionais da Atenção ...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)04/Dec/2019Este módulo inicia pontuando definições importantes nesta área e as prevalências, a fim de demonstrar sua magnitude. A seguir, trazemos as políticas públicas voltadas para o enfrentamento deste agravo à saúde e apontamos como você pode atuar na identificação das situações de violência e na atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, promo...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)04/Dec/2019Diante da relevância de conhecer as repercussões que a situação de violência pode causar, o presente curso tem como objetivo apresentar os tipos de violência doméstica contra as pessoas idosas, os sinais da sua ocorrência e impactos na saúde, e, a partir das políticas públicas vigentes, identificar estratégias para o seu enfrentamento junto à re...
-
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)31/May/2016Aplicação das principais diretrizes e estratégias para o cuidado às pessoas em situações de crise e urgência em saúde mental incluindo aquelas relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas. As situações mais frequentes de crise e urgência como agitação psicomotora, comportamento desorganizado e risco de agressividade, quadros confusionais, p...
-
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)24/Apr/2015Texto que compõe a unidade 2 – parte II do módulo 3 “Álcool e outras drogas” do Curso de Capacitação em Dependência Química, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Aborda como o tabaco age no organismo e as diversas complicações clínicas e sociais envolvidas.
-
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)01/Feb/2016Apresenta os modelos assistenciais em saúde realizando uma análise dos sistemas de saúde existentes com o propósito de sistematizar uma tipologia que facilite o estudo e a comparação entre os arranjos institucionais e organizacionais que lhes dão suporte. Traz ao mesmo tempo uma reflexão dos paradigmas científicos e pensamentos que estão por trá...
-
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)27/Apr/2016Texto que compõe o módulo 11 "Controle, avaliação e regulação" do curso de especialização em Nefrologia Multidisciplinar, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Trata dos aspectos relacionados à importância do controle e da avaliação no âmbito do SUS e de instituições que tratam pacientes com Doença Renal Crônica (DRC). Enfatiza, ainda, os Sistemas de Inf...
-
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)04/Jul/2017Este livro apresenta o cenário da saúde mental nos dias de hoje, enfatizando o lugar que a Atenção Básica deve ocupar na rede de assistência em saúde mental e algumas possibilidades de abordagem, rastreamento e acompanhamento. Ao mesmo tempo não encerra a temática em suas páginas, mas dá direcionamentos para uma prática que deve ser reflexiva e ...
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)26/Feb/2014Mostra o fluxo de procedimentos para a identificação e cadastramento das formas de abastecimento de água para consumo humano, além do entendimento da diferenciação das diversas terminologias utilizadas para o cadastramento e também a principal finalidade do cadastramento. Unidade 3 do Curso de capacitação a distância em vigilância da qualidade...
-
Fundação Oswaldo Cruz - Unidade Cerrado Pantanal28/Mar/2012Promover reflexões sobre a prática cotidiana, de modo a produzir um ressignificado do trabalho em saúde. O que cada um precisa para manifestar suas habilidades? Que contexto se faz necessário para que essas habilidades se manifestem? E ainda, nesse sentido, o que eu preciso que os outros me ofereçam e o que eu preciso oferecer aos outros? Todo ...