Página de busca











Adicionar novo filtro:

40 RESULTADOS (1 a 10)
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    04/Dec/2019
    O Uso Racional de Medicamentos (URM) tem sido bastante debatido pelo fato de as escolhas racionais terem impacto na eficiência do serviço e na resolutividade terapêutica, contribuindo para a prescrição e a utilização de medicamentos de modo mais racional. Montamos esse módulo para apresentar a você um panorama do URM e ferramentas que o auxilia...
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    31/Oct/2016
    Texto que compõe o curso Responsabilidade Fiscal na Gestão Pública, de Gestão Pública em Saúde, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Aborda aspectos importantes a respeito dos limites de gastos impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal e as possíveis sanções e vedações previstas ao administrador público em caso de irregularidades, fortalecendo a obri...
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    31/Oct/2016
    Texto que compõe o curso Responsabilidade Fiscal na Gestão Pública, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Apresenta conceitos importantes sobre finanças públicas, endividamento e transparência nos gastos públicos, destacando as naturezas de despesas utilizadas pelo gestor para executar o que foi previsto no orçamento.
  • Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    31/Oct/2016
    Texto que compõe o curso Responsabilidade Fiscal na Gestão Pública, de Gestão Pública em Saúde, produzido pela UNA-SUS/UFMA. Aborda os fundamentos, conceitos e origens da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), transparência, controle e fiscalização, bem como prestação de contas da gestão.
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    05/Jul/2016
    O conteúdo trata do processo de positivação do direito à saúde nos Estados Modernos, e das possíveis respostas do Estado frente às necessidades sociais. Aborda a identificação dos os modelos de proteção social e faz a correlação dos períodos da história com as políticas de saúde no Brasil. Na área específica da farmácia, aborda os diferentes sen...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    12/Jul/2016
    Este conteúdo trata da educação em saúde. Para tanto, faz uma relação do tema com a promoção da saúde, identifica os modelos de práticas educativas em saúde. São apresentados os postulados e as Sete Teses de Educação em Saúde propostos por Briceño-Léon, relacionando-os com a prática profissional. Aborda, também, uma reflexão crítica sobre a elab...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    30/Jun/2016
    O conteúdo aborda as diferentes concepções de saúde e correlaciona-as com diferentes práticas em saúde. Trata, também, das principais características do modelo biomédico, suas limitações e algumas alternativas e da compreensão do acesso a medicamentos no contexto socioeconômico e do sistema de saúde.
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    06/Jun/2013
    Inicialmente o conteúdo trata da questão do direito a saúde, demonstrando o processo pelo qual esse direito foi conquistado nas sociedades ocidentais e reconhecido pelas populações, bem como sua relação com o desenvolvimento econômico das populações. Além disso, esta Unidade discute as relações entre os modelos de proteção social e os direitos s...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    22/Mar/2016
    Este Módulo está organizado em duas unidades de aprendizagem: O processo saúde-doença-cuidado e Saúde e cidadania. São abordados temas como: Concepções de saúde-doença; Modelos de atenção à saúde; Acesso a serviços de saúde e a medicamentos; Saúde como direito; Políticas sociais; Modelos de proteção social; Políticas de saúde no Brasil; e Assist...
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    22/Mar/2016
    O módulo 9, do curso Gestão da Assistência Farmacêutica, está organizado em três unidades de aprendizagem: Ética e medicalização, Educação em saúde e Modelos de seguimento farmacoterapêuticos. Tais conteúdos objetivam complementar a formação do aluno em Gestão da Assistência Farmacêutica. Desta forma, a primeira unidade objetiva aprofundar o co...