FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A educação em saúde e a problematização
Este objeto inicia propondo que o processo educativo não deve impor mudanças na maneira de pensar e de agir do indivíduo, mas sim contribuir para que ele reflita, considere as informações, revise e investigue os dados, numa busca constante de novos significados. Comenta ainda que uma proposta educativa é um método dialético no qual os sujeitos se encontram e são responsáveis por aquilo que aprendem. Segue identificando o que significa educar, e como isso não se dá por meio de adestramento, mas sim por desenvolvimento de capacidades, além de apreensão da realidade e a recriação da mesma. Conclui mostrando que problematizar a realidade pode ser entendido como a busca de soluções para sua transformação, e que esta pedagogia considera a realidade como componente essencial do processo, além de discorrer sobre as situações de aprendizagem tanto na pedagogia problematizadora quanto na dialética. Unidade 3 do módulo 17 que compõe o Curso de Especialização em Saúde da Família.


  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação não Profissionalizante (I02.233 )
  • ASSISTÊNCIA À SAÚDE (N )
  • Instituições de Saúde, Recursos Humanos e Serviços (N02 )
  • Serviços de Saúde (N02.421 )
  • Serviços Preventivos de Saúde (N02.421.726 )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/1001
02/Jan/2014