FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Competências dos profissionais de nível superior na estratégia de saúde da família
(dc.type )
Documento institucional
(dc.subject.classification )
Educação em Saúde
(dc.contributor.author )
Lobo, Luiz Carlos Galvão
Oliveira, Vinícius de Araújo
Pereira, Rodrigo Pastor Alves
Teixeira, Paulo Tomaz Fleury
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
Zilbovicius, Celso
(dc.date.issued )
2011
(dc.date.available )
2018-01-24T15:50:18Z
(dc.date.accessioned )
2018-01-24T15:50:18Z
(dc.rights.holder )
Celso Zilbovicius
Luiz Carlos Galvão Lobo
Paulo Tomaz Fleury Teixeira
Rodrigo Pastor Alves Pereira
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde - UNA-SUS
Vinícius de Araújo Oliveira
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10267
(dc.format.extent )
90 p.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Secretaria Executiva da UNA-SUS
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Competência Profissional
Educação Baseada em Competências
Saúde da Família
(dc.description.sponsorship )
Ministério da Saúde
(dc.published.previously )
Não
(dc.audience.context )
Profissionais da área da saúde de nível superior da atenção especializada
(dc.audience.occupation )
Cirurgião dentista - clínico geral
Enfermeiros e afins
Médicos
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
Apresenta a sistematização das competências e habilidades que necessariamente devem ser desenvolvidas na formação de profissionais especialistas em Saúde da Família. O modelo que embasa esta sistematização apoia-se em conceitos genericamente reconhecidos como fundamentais para a atuação em Atenção Primária à Saúde (APS) em Geral e para a Estratégia de Saúde da Família (ESF) em especial: responsabilidade sanitária, raciocínio epidemiológico e sócio-político, determinação social da saúde, identificação dos recursos e redes sociais, território, multidimensionalidade, abordagem psíquica e social, autonomia individual e coletiva dos usuários e do autocuidado, integralidade do cuidado, programas de prevenção e promoção da saúde, resolutividade, capacidades interativas, comunicacionais e educativas, coordenação do cuidado, planejamento, a programação, a avaliação e o monitoramento, trabalho em equipe, abordagem dos agravos mais prevalentes e de maior impacto, controle de riscos. As competências em APS abordadas no documento, por sua vez, são definidas em termos de objetivos educacionais, no sentido de dar a elas ainda maior objetividade, clareza e possibilidade de avaliação. Adotou-se para a sistematização das competências as categorias e a terminologia de designação de objetivos educacionais criada por Bloom (1956). A reunião, organização e divulgação desse material visou subsidiar a divisão em módulos dos cursos de saúde da família da UNA-SUS, apoiar a estruturação da formação oferecida pela UNA-SUS no Programa Nacional de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e subsidiar o monitoramento das ações de educação permanente realizadas pelos municípios como parte dos compromissos assumidos na adesão ao Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos_de_uso.pdf
(unasus.learningResourceType )
Documento de referência
(dc.title )
Competências dos profissionais de nível superior na estratégia de saúde da família