FICHA TÉCNICA DO RECURSO

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E ACUIDADE VISUAL: A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NO PROJETO OLHAR BRASIL
Em parceria com o Projeto Olhar Brasil, o presente trabalho foi realizado em um colégio estadual, integrante do Programa Saúde na Escola (PSE), no município de Hidrolândia – GO. Escolares de 10 a 20 anos foram submetidos a avaliação oftalmológica através do teste de Snellen. Sabe-se que falhas na visão provocam sérios prejuízos à vida do aluno e que o diagnóstico precoce promove maior eficácia do tratamento e redução de custos a médio e longo prazo. Assim, o grande intuito deste trabalho foi diagnosticar precocemente possíveis deficiências na acuidade visual através da atuação do enfermeiro no Projeto Olhar Brasil, visando proporcionar saúde e melhor qualidade de vida aos estudantes. Conclui-se que após as consultas oftalmológicas e aquisição dos óculos, os alunos apresentaram melhora no desempenho escolar e maior integração social, isso devido ao ganho na autoestima e na autoafirmação por enxergar melhor.



  • TÉCNICAS E EQUIPAMENTOS ANALÍTICOS, DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS (E )
  • Diagnóstico (E01 )
  • Técnicas e Procedimentos Diagnósticos (E01.370 )
  • Técnicas de Diagnóstico Oftalmológico (E01.370.380 )
  • Testes Visuais (E01.370.380.850 )
  • PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA (F )
  • Fenômenos Psicológicos (F02 )
  • Processos Mentais (F02.463 )
  • Percepção (F02.463.593 )
  • Percepção Visual (F02.463.593.932 )
  • FENÔMENOS E PROCESSOS (G )
  • Fenômenos Fisiológicos Oculares (G14 )
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10289
15/Feb/2018