FICHA TÉCNICA DO RECURSO
PROJETO PILOTO AÇÃO ANTI–BULLYING COM ADOLESCENTES DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISVAL DE BRITO DE CUIABÁ – MT.
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Instituição:
Resumo:
A Organização Mundial da Saúde define violência como o uso da força física ou do poder real ou em ameaça, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha qualquer possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. Diversos são os formatos de violências que envolvem crianças e adolescentes na sociedade, entre eles, destacam-se a violência intrafamiliar, a violência na escola e a violência na comunidade. Uma das formas de violência é a escolar, pois é um comportamento agressivo entre estudantes, conhecido como bullying, fenômeno frequente que compreende atos repetidos e intencionais de opressão, humilhação, discriminação, tirania, agressão, com diversos níveis de violência que vão desde chateações inoportunas ou hostis até fatos francamente agressivos, em forma verbal ou
não, intencionais e repetidos, sem motivação aparente, provocados por um ou mais estudantes em relação a outros, causando dor, angústia, exclusão, humilhação e discriminação, por exemplo. Este projeto de intervenção (PI) tem como objetivo realizar ação anti–bullying em forma de educação em saúde na Escola Municipal Francisval de Brito de Cuiabá/MT com enfoque nos adolescentes, do 7° ano, turma A, vespertino, abordando as diferentes formas, e consequências desse tipo de violência também conhecer as experiências dos professores e alunos sobre as situações de violência e bullying; conhecer quais as práticas mais comuns desse tipo de violência e encaminhar os alunos que necessitam de atendimento para a profissional de psicologia do Programa Saúde na Escola e referenciar e comunicar o enfermeiro responsável pela área de abrangência, a respeito desses alunos para que seja realizado o
acompanhamento do aluno e família juntamente com a psicóloga. Como intervenção foi realizado uma ação anti-bullying com a participação da professora e alunos população alvo do PI, para sensibiliza-los em relação da situação e conhecer a dimensão real do problema. Durante o desenvolvimento do PI ficou evidente que os alunos têm relacionamentos mais difíceis na escola, colocando–se mais frequentemente na posição de vitimas de violência. Têm ainda mais dificuldade de se sentir bem nesse espaço, configurando um perfil de aluno que merece ser priorizado nas práticas educativas.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Estudantes
Educação em Saúde
Violência
- DENOMINAÇÕES DE GRUPOS (M )
- Pessoas (M01 )
Violência
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Ciências Sociais (I01 )
- Criminologia (I01.198 )
- Crime (I01.198.240 )
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Ciências Sociais (I01 )
- Sociologia (I01.880 )
- Problemas Sociais (I01.880.735 )
Termos de uso:
Leitura, impressão e download, para fins não comerciais.
Data de submissão:
27/Feb/2018
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