FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Microlearning, recomendação de estudos e rede social em curso autoinstrucional: a inovação no desenho da oferta do programa educacional modular de manejo da tuberculose na Atenção Básica
Resumo:
Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS". Neste trabalho, são debatidas as abordagens teóricas que
embasam a proposta educacional da UNA-SUS, por meio de sua Secretaria Executiva (SE) que
se propõe a construir um Programa Educacional Modular voltado para profissionais de saúde
da Atenção Básica composto de um curso de curta duração para cada população vulnerável.
No modelo proposto, os matriculados no programa podem escolher realizar apenas um ou todos os cinco cursos
ofertados. O modelo educacional utilizado para desenvolver os cursos é o microlearning usado
no desenvolvimento de atividades curtas, abordando aspectos epidemiológicos, sociais e
clínicos no contexto cultural de cada população. Para auxiliar a oferta desses diversos cursos
dentro do programa, os quais permitem certificação individualizada, foram desenvolvidas
ferramentas para customizar a experiência educacional dos matriculados como um hotsite
para organizar a oferta dos cursos, a ferramenta para calcular qual a população vulnerável
com maior incidência de casos novos de TB no município do matriculado e uma rede social
formada pelos alunos de cada curso, permitindo que possam debater os temas com seus
pares, fazer perguntas e curtir os comentários postados.
Palavras-chave DeCS (clique para expandir a hierarquia):
Rede Social
Educação Continuada
- CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (L )
- Ciência da Informação (L01 )
- Comunicação (L01.143 )
- ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
- Educação (I02 )
- Educação Profissionalizante (I02.358 )
Termos de uso:
É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou para qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais dos textos e imagens desta obra é da UNA-SUS/UFMA.
Copyright @ UFMA/UNA-SUS, 2017. Todos os direitos reservados.
Data de submissão:
25/Jun/2018
Aparece na coleção: