FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Produção de cursos EaD: do planejamento pedagógico ao uso de tecnologias mobile na educação
(dc.type )
Documento institucional
(dc.contributor.author )
Assis, Katherine Marjorie Mendonça de
Garcia, Paola Trindade
Monier, Elza Bernardes
Oliveira, Ana Emília Figueiredo de
Rabêlo Junior, Dilson José Lins
Reis, Regimarina Soares
Silva, Stephanie Matos
(dc.date.available )
2018-06-25T18:58:20Z
(dc.date.accessioned )
2018-06-25T18:58:20Z
(dc.rights.holder )
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira
Dilson José Lins Rabêlo Junior
Elza Bernardes Monier
Katherine Marjorie Mendonça de Assis
Paola Trindade Garcia
Regimarina Soares Reis
Stephanie Matos Silva
Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA)
(dc.publisher.publisher )
EDUFMA
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10587
(dc.format.extent )
23 p.
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.keyword )
Processo de trabalho
(dc.subject.decs )
Educação a Distância
Educação em Saúde
Especialização
Tecnologia da Informação
(dc.published.previously )
Não
(dc.rights.type )
Licença própria
(dc.description.abstract )
Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS". Apresenta como está sistematizado o processo de produção de recursos educacionais para cursos EAD e destaca as experiências exitosas ao longo de sete anos de atuação com produção e oferta de 45 cursos, entre especializações, aperfeiçoamentos e extensões. Ao aliar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no âmbito da educação a distância, a instituição tem se destacado na formação contemporânea dos serviços de saúde do país, qualificando o processo ensinoaprendizagem e buscando transformar as práticas em saúde. A produção em grande escala e a garantia da qualidade dos recursos educacionais ofertados são alcançados por meio de processos de trabalho sistematizados. Neste capítulo, será apresentado o processo de trabalho da UNA-SUS/UFMA na construção de um curso EAD, desde seu planejamento, passando pela adequação dos conteúdos ao contexto interativo digital na criação dos materiais didáticos, até sua validação final e publicação do material. Será abordada a concepção do curso na perspectiva pedagógica, de tecnologia da informação (TI) e de design gráfico (DG). O reflexo deste trabalho está no expressivo número de cursos e matrículas oferecidos pela Universidade, em nível de especialização, aperfeiçoamento e extensão.
(dc.rights.license )
É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou para qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais dos textos e imagens desta obra é da UNA-SUS/UFMA. Copyright @ UFMA/UNA-SUS, 2017. Todos os direitos reservados.
(unasus.learningResourceType )
Capítulo de livro
(dc.title )
Produção de cursos EaD: do planejamento pedagógico ao uso de tecnologias mobile na educação