FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A educação permanente como estratégia formativa para tutores em educação a distância: a experiência da UNA-SUS Mato Grosso do Sul
Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS". A busca pela qualificação permanente dos tutores é uma das metas do curso de especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) da Fiocruz Mato Grosso do Sul/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UNA-SUS, para o efetivo desenvolvimento das ações pedagógicas e metodológicas propostas em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este capítulo relata a experiência e as estratégias formativas realizadas junto aos tutores do CEABSF em educação a distância (EAD), utilizando metodologias ativas e a plataforma Moodle, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS). Foram desenvolvidas três formações de tutores com vistas à mediação pedagógica e avaliação em EAD, em consonância com o trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde e da Estratégia de Saúde da Família. Atualmente, são 70 tutores, e a EPS ocorre de forma contínua, o que tem possibilitado apropriação dos tutores ao PPP, bem como um fazer docente que considere a singularidade dos estudantes, para um melhor processo ensino-aprendizagem.

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )

  • ANTROPOLOGIA, EDUCAÇÃO, SOCIOLOGIA E FENÔMENOS SOCIAIS (I )
  • Educação (I02 )
  • Educação Profissionalizante (I02.358 )
É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou para qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais dos textos e imagens desta obra é da UNA-SUS/UFMA. Copyright @ UFMA/UNA-SUS, 2017. Todos os direitos reservados.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10590
25/Jun/2018