FICHA TÉCNICA DO RECURSO
A educação permanente como estratégia formativa para tutores em educação a distância: a experiência da UNA-SUS Mato Grosso do Sul
Acervo
(dc.type
)
Documento institucional
Autor
(dc.contributor.author
)
De Carli, Alessandro Diogo
Kodjaoglanian, Vera Lúcia
Loureiro, Marisa Dias Rolan
Moraes, Sílvia Helena Mendonça de
Nascimento, Débora Dupas Gonçalves do
Data da publicação original
(dc.date.issued
)
2017
Data de publicação no ARES
(dc.date.available
)
2018-06-25T22:33:37Z
Data de submissão ao ARES
(dc.date.accessioned
)
2018-06-25T22:33:37Z
Detentor(es) do direito autoral
(dc.rights.holder
)
Alessandro Diogo De Carli
Débora Dupas Gonçalves do Nascimento
Marisa Dias Rolan Loureiro
Sílvia Helena Mendonça de Moraes
Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA)
Vera Lúcia Kodjaoglanian
Endereço do recurso no repositório
(dc.identifier.uri
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/10590
Extensão
(dc.format.extent
)
17 p.
Idioma
(dc.language.iso
)
pt_BR
Instituição
(dc.mediator
)
Secretaria Executiva da UNA-SUS
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
País
(dc.location.country
)
BRA
Palavras-chave DECS
(dc.subject.decs
)
Educação Continuada
Educação a Distância
Publicado anteriormente
(dc.published.previously
)
Sim
Regime de direitos autorais
(dc.rights.type
)
Licença própria
Resumo
(dc.description.abstract
)
Trata-se de um capítulo do livro "Experiências exitosas da Rede UNA-SUS".
A busca pela qualificação permanente dos tutores é uma das metas do curso de especialização
em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) da Fiocruz Mato Grosso do Sul/
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UNA-SUS, para o efetivo desenvolvimento das
ações pedagógicas e metodológicas propostas em seu Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Este capítulo relata a experiência e as estratégias formativas realizadas junto aos tutores
do CEABSF em educação a distância (EAD), utilizando metodologias ativas e a plataforma
Moodle, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde (EPS). Foram desenvolvidas três
formações de tutores com vistas à mediação pedagógica e avaliação em EAD, em consonância
com o trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde e da Estratégia de Saúde da
Família. Atualmente, são 70 tutores, e a EPS ocorre de forma contínua, o que tem possibilitado
apropriação dos tutores ao PPP, bem como um fazer docente que considere a singularidade
dos estudantes, para um melhor processo ensino-aprendizagem.
Termos de uso
(dc.rights.license
)
É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou para qualquer fim comercial. A responsabilidade pelos direitos autorais dos textos e imagens desta obra é da UNA-SUS/UFMA.
Copyright @ UFMA/UNA-SUS, 2017. Todos os direitos reservados.
Tipo de recurso
(unasus.learningResourceType
)
Capítulo de livro
Título
(dc.title
)
A educação permanente como estratégia formativa para tutores em educação a distância: a experiência da UNA-SUS Mato Grosso do Sul
URL da fonte original do recurso
(dc.identifier
)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/9877
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