FICHA TÉCNICA DO RECURSO
Especialização em Saúde da Familia: Relato de experiência da aprendizagem mediadada pela educação a distancia em Saúde-UFC/UNASUS
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Introdução: A Universidade Aberta do SUS(UNA-SUS) é uma iniciativa do Ministério da Saúde -MS. A UNA-SUS tem como finalidade a capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde- SUS, por meio de cursos a distancia, utilizando a internet com veículo de atualização profissional ao longo da vida. Estudar as políticas de Atenção Básica, ao longo das décadas, reordenando o modelo de atenção no Sistema Único de Saúde- SUS Permite uma melhor capacitação para enfrentar as dificuldades do presente. A Estratégia Saúde da Família (ESF) adotada no Brasil como elemento fundamental para a organização deste modelo teve seu início com a instituição do Programa de Agentes Comunitários de Saúde – PACS, ocorrida no Ceará no final dos anos 1980, e que foi concebido, entre outras finalidades, para servir de elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Objetivo: Relatar a experiência de aprendizagem em EAD mediada pelo curso de especialização em saúde da família(UFC/UNASUS)com foco na apresentação dos portfólios produzidos ao longo do curso. Metodologia. Trata-se de um relato de experiência mediada pela reflexão sobre o papel da enfermagem no cotidiano de trabalho de uma Unidade Básica de Saúde da Família- UBASF correlacionado ao curso de Especialização em saúde da família promovido pelo Núcleo de Tecnologias e Educação em Saúde em parceria com a Universidade Aberta do SUS, no período de abril de 2010 a julho de 2011. Através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, foram oferecidas aulas semanalmente, aliadas a propostas de aprendizagem que incentivavam o aprendizado colaborativo. Neste ambiente encontrava-se o material didático necessário a esta formação. Além disso, foram utilizadas ferramentas interativas que auxiliaram na construção destes conhecimentos como chat, fóruns, tarefas individuais e em grupo. O processo de avaliação ocorreu mediante a elaboração de portfólios embasados em artigos científicos, dissertações, teses, e livros pertinentes ao assunto exposto e reflexões sobre as dificuldades vivenciadas durante o processo de trabalho em saúde no âmbito da atenção básica em saúde.Além de ferramentas que auxiliaram na construção destes conhecimentos como chat´s eletrônicos, fóruns, questionários, artigos científicos e portfólios. O processo de avaliação individual dava-se através da elaboração de portfólios, estes, práticos, dinâmicos e desafiadores, embasados em artigos científicos, dissertações, teses, e livros pertinentes ao assunto exposto. Por meio deles resultou-se o progresso de aprendizado e estudos,bem como aplicação de novas rotinas ao serviço de enfermagem. Conclusão: Diante das reflexões mediadas pelo Curso, tornei-me um profissional mais segura e melhor preparada, consciente do meu papel enquanto gestora, educadora e assistencialista. Notadamente a educação semi-presencial é de fundamental importância para os profissionais e usuários do SUS.
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Data de submissão:
04/Dec/2018
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