FICHA TÉCNICA DO RECURSO

A incorporação da modalidade de Educação a Distância (EAD) na formação profissional em Saúde da Família: Um relato de experiência.
O Programa Saúde da Família (PSF) ou Estratégia Saúde da Família (ESF), iniciativa criada para reorientar ou reorganizar o modelo assistencial em saúde no Brasil, teve uma grande expansão geográfica e de cobertura populacional na última década. Apesar desse avanço, apenas 5% dos profissionais tem especialização em saúde da família. Nessa perspectiva, a Educação a Distância (EaD) se apresenta como uma alternativa fundamental para a qualificação de recursos humanos em saúde da família, considerando-se como elemento diferencial a possibilidade de formação e qualificação de profissionais que estão no exercício de suas funções e distantes dos grandes centros formadores do país. Objetivou-se descrever uma experiência de realização do curso de Especialização em Saúde da Família na modalidade EaD, destacando a relevância da construção de Portfólio no processo de formação acadêmica e profissional. Trata-se de relato de experiência, desenvolvido através da realização do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF) da Universidade Federal do Ceará (UFC), oferecido através de EaD, modalidade semipresencial, no período de abril de 2010 a julho de 2011. As informações foram colhidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle e inter-relacionadas com vivências práticas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O curso teve como público-alvo: médicos, enfermeiros e dentistas inseridos na ESF nos municípios do estado do Ceará. Ao longo do curso, o aluno acessava o material didático e complementar no horário mais acessível, participava de fóruns e chats de discussão coletiva sobre temas pertinentes ao objetivo do curso, trocava mensagens com o mediador de aprendizagem (tutor/professor) e registrava suas produções ou atividades em Portfólios. Além disso, participava de encontros presenciais, que no início do curso eram mensais, e depois de um longo período, passou a serem realizados a cada dois meses. Como atividade obrigatória ao final de cada disciplina, cada aluno tinha que elaborar um Portfólio referente ao processo de ensino-aprendizagem e que, posteriormente, o agrupamento desses Portfólios resultou na formulação do Trabalho de Conclusão do Curso – TCC. Conclui-se que a incorporação da EaD aos processos de formação/capacitação de profissionais em saúde da família aqui realizada, constitui-se em exemplo e incentivo para outras iniciativas de formação ou qualificação de profissionais com atuação em outras áreas do SUS no Brasil.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11352
04/Dec/2018