FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Saúde da Família conhecimentos, habilidade e atitudes necessárias para atuação na Atenção Básica da Rede do SUS: Um relato de experiência.
(dc.identifier.uri)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11358
(dc.title)
Saúde da Família conhecimentos, habilidade e atitudes necessárias para atuação na Atenção Básica da Rede do SUS: Um relato de experiência.
(dc.contributor.author)
Pinto, Suelen Alexandre
(dc.language.iso)
pt_BR
(dc.description.abstract)
Todo cidadão brasileiro tem direito de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mas convém observar que tanto a comunidade como o governo são responsáveis pela coordenação de esforços para estruturar o SUS. A atenção básica, como primeiro nível de atenção do SUS, caracteriza-se por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e visa à manutenção da saúde. A Saúde da Família é a estratégia para organização da Atenção Básica no SUS. Sendo a educação permanente em saúde, fator que pode levar a consolidação dessa estratégia. O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência, o conhecimento, as habilidades adquirida ao longo do curso de especialização de saúde da família. Apresentado os portfólios produzidos durante as disciplinas do curso. Este estudo consiste em um relato de experiência, cujo sua relevância está na pertinência e importância dos problemas que nele se expõem. Vivenciado por profissionais da área da saúde, que encontram-se inseridos na atenção básica. E participaram do curso de especialização em saúde da família, ofertado pela universidade aberta do sistema único de saúde UNA/SUS. No qual ao longo do curso construímos portfólios, após cada disciplina ofertada. Os portfólios foram apresentados em capítulos, sendo cada um correspondente a uma disciplina cursada, sendo elas: Educação a Distância, Processo de Trabalho em Saúde, Modelo Assistencial e Atenção Primária à Saúde, Planejamento e Avaliação de Ações de Saúde, Tecnologias para Abordagem do Indivíduo, da Família e da Comunidade - Práticas Pedagógicas em Atenção Básica à Saúde, Saúde Ambiental, Acidentes Naturais, Artificiais e os Riscos para a Saúde da Família, Atenção Básica de Saúde no Contexto da Saúde Bucal, Saúde Mental e Violência, Atenção básica de Saúde Pessoas com Deficiência, Interdisciplinaridade, Bioética e Abordagem Integral dos processos de Saúde. A incorporação dos conhecimentos adquiridos nesta especialização é essencial à prática profissional, não só do enfermeiro, assim como também dos demais profissionais da saúde. Possibilitando estabelecer uma assistência integral, ou seja, sem diferença para nenhum dos usuários do SUS. Incorporando o conhecimento adquirido ao longo do curso ao nosso dia a dia profissional. Favorecendo resultados de saúde melhorada, dando maior credibilidade ao profissional da área da saúde.
(dc.subject.decs)
Atenção Primária à Saúde
(dc.subject.decs)
Saúde da Família
(dc.subject.decs)
Educação a Distância
(dc.location.country)
BRA
(dc.mediator)
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.format.extent)
TCC
(unasus.learningResourceType)
Trabalho de conclusão de curso
(dc.rights.holder)
Suelen Alexandre Pinto
(dc.rights.type)
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.rights.license)
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(dc.subject.classification)
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.date.accessioned)
2018-12-04T12:56:52Z
(dc.date.available)
2018-12-04T12:56:52Z
(dc.type)
Trabalho de conclusão de curso
(dc.contributor.advisor)
Viana, Ismenia Osório Leite
(dc.date.accepted)
2011-12-03