FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Desafios e reflexões na construção da Estratégia Saúde da Família.
Após conquistas inegáveis do ponto de vista legal do sistema de saúde brasileiro, tem-se, atualmente, como questão central: fazer valer estes direitos. A Promoção da Saúde estabeleceu-se, definitivamente, na pauta da agenda nacional. Fez-se necessário criar condições para que o sistema de saúde se aproximasse mais dos indivíduos, das famílias e das comunidades. A adoção da Estratégia Saúde da Família tem sido a resposta para esta necessidade. Adotar esta estratégia, como uma proposta de reorientação do cuidado à saúde, é enfrentar o desafio de construir novas bases para o desenvolvimento das práticas sanitárias. É sob esta perspectiva que o Curso de Especialização em Saúde da Família oferecido pela Universidade Federal do Ceará em parceria com a Universidade Aberta do SUS, na modalidade semipresencial, buscou capacitar profissionais das equipes de Saúde da Família. A construção de um trabalho conjunto da universidade com os serviços de saúde e a comunidade, propicia espaços de parceria que possibilitam a solução conjunta de problemas vivenciados pela população. Este estudo se propõe a apresentar o resultado dessas reflexões, instigadas pela prática e fundamentadas na leitura crítica, que resultou neste Trabalho de Conclusão de Curso. O portfólio foi um instrumento que potencializou a reflexão das práticas, assegurando a construção do conhecimento, do desenvolvimento pessoal e profissional. A proposta de qualificação profissional foi constantemente buscada e constituiu- se um canal privilegiado de interação profissional e desenvolvimento regional. A metodologia de ensino despontou em mim grandes desafios, perspectivas inovadoras que suscitaram mudanças na convivência com olhares diferenciados para a realidade e que motivaram a participação ativa no processo ensino-aprendizagem. A modalidade de educação a distância permitiu um ensino agradável, relativamente fácil, com possibilidade de adquirir conhecimentos de variados temas e troca de experiências, eficaz combinação de estudo e trabalho, formação teórico-prática relacionada à experiência profissional, comunicação freqüente, que possibilitou uma aprendizagem dinâmica e inovadora. As atividades de apresentação do processo de trabalho implicaram uma reflexão sobre limites e possibilidades, mas, sobretudo, sobre as responsabilidades. Quero ressaltar como esta experiência vivenciada, nesse curso de especialização de profissionais atuantes na Atenção Básica, demonstrou-se estimulante para esses profissionais sentirem-se participantes da construção do conhecimento, principalmente quando os temas de reflexão são frutos de suas experiências do cotidiano na unidade de saúde, temas esses que sempre se defrontam, sem oportunidades para refletirem e pesquisarem essas questões. Mas, sobretudo, ressalto a motivação e a satisfação de me assumir como profissional promotor de saúde e participante do processo de construção de um sistema de saúde garantidor de direitos.
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11360
04/Dec/2018