FICHA TÉCNICA DO RECURSO

Formação e capacitação profissional do enfermeiro na Atenção Primária.
(dc.type )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.subject.classification )
Atenção Primária / Saúde da Família
(dc.contributor.author )
Sampaio, Kênia Rejane Lustosa
(dc.date.accepted )
2011-11-26
(dc.date.available )
2018-12-04T13:07:19Z
(dc.date.accessioned )
2018-12-04T13:07:19Z
(dc.rights.holder )
Kênia Rejane Lustosa Sampaio
(dc.identifier.uri )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/11379
(dc.format.extent )
TCC
(dc.language.iso )
pt_BR
(dc.mediator )
Universidade Federal do Ceará (UFC)
(dc.contributor.advisor )
Camurça, Valquíria Vieira
(dc.location.country )
BRA
(dc.subject.decs )
Atenção Primária à Saúde
Capacitação em Serviço
Saúde da Família
(dc.rights.type )
Termo de Cessão UNA-SUS
(dc.description.abstract )
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) surgiu como proposta de reorientação da Atenção Primária e de implementação de um novo modelo assistencial, atuando de acordo com os princípios do SUS. Diante da responsabilidade atribuída à ESF, no acompanhamento integral e contínuo do indivíduo, família e coletividade, surge a necessidade de estabelecer um processo de aperfeiçoamento profissional a todos os membros da equipe, uma vez que os profissionais que atuam nesse setor devem estar aptos para planejar, coordenar, organizar, executar e avaliar as ações desenvolvidas no nível da atenção primária, a fim de atender as reais necessidades da população. Dessa forma, o presente estudo pretende apresentar o relato das experiências de aprendizagem de uma enfermeira, construído ao longo do Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) em parceria com o Núcleo de Tecnologias em Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) como ferramenta para melhoria da qualidade de atenção na Estratégia Saúde da Família. O curso foi desenvolvido na modalidade semi-presencial, com encontros e atividades previstas. Para implementação dessa proposta de ensino utilizou-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Os conteúdos foram sistematizados em 11 módulos de aprendizagem que seguiram uma abordagem problematizadora da realidade. Os resultados e discussão do trabalho foram apresentados a partir do agrupamento dos portfólios das disciplinas elaborados no decorrer do curso. Ao fim desse curso, posso afirmar que estou mais apta a trabalhar juntamente com o indivíduo, família e coletividade na atenção primária e, espero que a população seja favorecida com a melhoria na qualidade da atenção em saúde.
(dc.rights.license )
https://ares.unasus.gov.br/acervo/static/files/Termos%20de%20uso%20do%20ARES.pdf
(unasus.learningResourceType )
Trabalho de conclusão de curso
(dc.title )
Formação e capacitação profissional do enfermeiro na Atenção Primária.